A ordem no governo Requião é tentar neutralizar os problemas salariais para melhorar a imagem do governador diante dos servidores. A intenção é evitar greves e ameaças de paralisação, como aconteceu na semana passada com os agentes penitenciários e com os policiais civis. Mas está difícil. Falta dinheiro no caixa e habilidade política. Fontes do governo Requião afirmam que o Executivo estaria disposto a implantar um novo plano de cargos e salários para os servidores estaduais da saúde. Mas como a categoria insiste em reivindicar a jornada de 30 horas semanais de trabalho, a negociação emperrou.


Complementação
Outra discussão interna em curso no governo é sobre o reajuste salarial dos policiais militares. Deputados governistas tem questionado a Secretaria de Estado da Administração, alegando que os PMs foram os únicos a não serem contemplados com o aumento de 6% este ano, tendo recebido pouco mais de 3%.


Gaveta
Tudo indica que o ano vai terminar sem que a Assembleia Legislativa coloque em votação a Proposta de Emenda Constitucional de Requião que obriga todos os poderes, incluindo ainda órgãos como Ministério Público e Tribunais de Contas, a divulgarem mensalmente na internet detalhes sobre seus gastos. A PEC está parada há mais de um ano na Casa, e sequer a comissão especial que deveria analisar sua legalidade foi formada, apesar do governador tem enviado inclusive um pedido de votação em regime de urgência.


Esquizofrenia
A inércia oposicionista é explicável pela crise de identidade que vários partidos teoricamente adversários do requianismo vivem no Estado. No PSDB, a ala de tucanos de bico vermelho continua votando com o governo, e ocupando cargos no primeiro e segundo escalão. Muitos, inclusive, “namoram” abertamente com o PMDB do governador e sonham com uma composição para 2010. No DEM, deputados como o presidente da Assembleia, Nelson Justus, se mantém fiéis ao Palácio das Araucárias. Desse jeito, não dá para o eleitor levar a sério a oposição a Requião.


Paralisia
O blog da oposição na Assembleia é um retrato fiel do ritmo devagar-quase-parando que a bancada oposicionista tem adotado nos últimos tempos. Está parado e desatualizado desde março. Quem entra no endereço encontra apenas uma mensagem dizendo que a página está em manutenção. Se depender dessa oposição, Requião pode dormir tranquilo.


 


Busca por aliados
Enquanto Osmar Dias (PDT) se aproxima cada vez mais do DEM do deputado federal Abelardo Lupion, eo chama de candidato da aliança ao senador,  o prefeito Beto Richa (PSDB) tem sucessivas reuniões com o ex-governador Jaime Lerner. E o PT? Por enquanto fala sozinho.



Prioridade
O deputado estadual Luiz Carlos Martins (PDT) deu demonstrações outro diade que não está levando muito a sério as intenções do PT de uma aliança em torno da candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. Para Martins, a prioridade dos petistas locais continua sendo um acerto com o PMDB do governador Requião.


Apagão
O PSDB nacional decide hoje se usará mesmo o apagão nos comerciais que o partido levará ao ar em dezemb ro.



Frase do dia
Por quê o PMDB quer o meu mandato ? porque quero acabar com aposentadorias de ex-Governadores e reduzir a cobrança sôbre tx de esgôto em 50%
do deputado estadual Mauro Moraes
que trocou o PMDB pelo PSDB e agora corre o risco de perder o mandato por conta da lei de fielidade partidária.


Parabólica



A Câmara discute hoje as alterações na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A reformulação é uma proposta do Executivo, que pretende criar o Programa de Fomento à Cultura (PFC) em substituição ao atual Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC). O projeto será discutido em audiência pública, às 19 horas no Teatro Paiol. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana será um dos presentes. Ele apresentará as justificativas da proposta. Para aprofundar as discussões, o vereador Jonny Stica (PT) convoca produtores, artistas e representantes dos poderes Legislativo e Executivo para participarem da audiência. Stica disse que a Fundação Cultural de Curitiba está disposta a esgotar os debates com a sociedade sobre os diversos pontos do projeto. Só após esta etapa o documento será encaminhado pelo prefeito Beto Richa para apreciação e votação na Câmara Municipal. O envio ainda não tem data definida.


Já está no ar o novo site da Secretaria Antidrogas de Curitiba (SAM). O novo portal possui maior capacidade para a atualização e armazenagem de notícias, postagem de vídeos e reproduções em áudio. O site possui informações atualizadas sobre os projetos em desenvolvimento pela Secretaria Antidrogas Municipal além de links das principais instituições envolvidas na prevenção às drogas.
O site também traz as informações sobre os principais tipos de drogas, as formas de prevenção e como buscar ajuda. Para conhecer o novo site é só acessar www.antidrogas.curitiba.pr.gov.br


 
Em alta
O teste proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificar o nível de segurança das urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras foi um sucesso. Isso porque nenhuma das nove equipes que se dispuseram a tentar invadir o sistema e adulterar o resultado conseguiu fazê-lo.


Em baixa
 Passados sete anos de gestão Lula, o quesito “participação cidadã” é o que recebeu a pior avaliação em pesquisa que, com base em cinco critérios, mediu o grau de transparência da elaboração e da execução do Orçamento no Brasil e em outros 11 países latino-americanos. Na média geral, o Brasil recebeu nota 49.