Os repórteres que cobrem a Assembleia Legislativa foram surpreendidos ontem por uma “reforma” que reduziu pela metade o espaço já restrito do comitê de Imprensa no plenário da Casa. A alegação é de que parte desse espaço será destinado ao setor de taquigrafia, antes alojado em uma sala acima do plenário, que seria insalubre por falta de ventilação e excesso de umidade. Apinhados no pouco espaço que restou, os jornalistas já previam que a situação ficará ainda mais complicada nas votações polêmicas, quando muitos órgãos de comunicação que normalmente não cobrem as sessões da Casa enviam seus repórteres para acompanhar as votações. O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM) e o 1º secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PMDB), não quiseram comentar os motivos da mudança.



Cardápio
Deu o que falar um almoço no Litoral que reuniu o senador Osmar Dias (PDT), o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann. Houve quem dissesse que no encontro, Osmar teria feito novas exigências para um acordo com os petistas para as eleições de 2010. Aliados do senador presentes negaram e garantiram que a conversa até incluiu o cenário eleitoral, mas sem qualquer tipo de aprofundamento ou pedido de ambas as partes.


Investimento
Enquanto Osmar é assediado pelo PT, o prefeito Beto Richa (PSDB) participa de nova rodada de encontros políticos no próximo final de semana, desta vez na região Oeste do Estado. A região é uma das que o tucano está em desvantagem em relação ao pedetista nas pesquisas de intenção de voto para o governo. Até por isso, o esforço do prefeito e do partido para reverter a situação.


Sem resposta
O líder da bancada de oposição, deputado Élio Rusch (DEM), lembrou ontem que já faz dois anos que a bancada oposicionista apontou problemas na construção do Terminal de Álcool em Paranaguá e nada foi feito até agora pelo governo Requião e pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Rusch destacou que em 19 de março de 2008 foi aprovado um pedido de informações requerendo dados sobre a construção do terminal e até agora não houve resposta.


PRF na era do Twitter
Quem pegou a estrada neste feriadão chuvoso contou com um instrumento a mais para planejar a viagem. O Twitter da Polícia Rodoviária Federal twitter.com/191PARANA), implantado no dia 10 de agosto, ajudou os motoristas orientando sobre as condições nas rodovias, em tempo real. Desde que foi lançado, já são mais de 380 seguidores, e o número cresce a cada hora. Os comentários postados são interessantes. A maioria elogia o serviço, dizendo que as informações da PRF aproximam o usuário, que pode escolher os melhores horários para pegar a estrada.


Copa
Dezessete Tribunais de Contas vão fiscalizar conjuntamente a aplicação dos recursos públicos que serão feitos para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. No último dia 25 de agosto,  esses 17 Tribunais, além do Senado e da Câmara dos Deputados assinaram um protocolo de intenções que permitirá ações conjuntas de fiscalização, intercâmbio de informações e procedimentos comuns para que o dinheiro seja utilizado de acordo com os princípios constitucionais da eficácia, efetividade, probidade e moralidade administrativa.


Regras
Para que o trabalho seja eficaz, os técnicos dos órgãos envolvidos criarão uma rede de informações, por meio da qual compartilharão procedimentos, documentos e práticas de fiscalização. O principal objetivo é dar maior rapidez e transparência às ações. Outra meta é contribuir para o controle social, exercido pelos cidadãos. O protocolo já assinado estabelece regras, prazos e procedimentos, que garantirão o sigilo das informações utilizadas.


Agenda
A Polícia Federal em Curitiba realiza hoje, às 10h30, em Rio Branco do Sul  a incineração de mais de 2 toneladas de drogas apreendidas.  Serão incinerados nos fornos da indústria, sob forte esquema de segurança, diversos lotes de cocaína e maconha tirados e circulação nos últimos meses. O procedimento será acompanhado por representantes da Justiça Federal e da Vigilância Sanitária.


Em alta
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná inaugura amanhã o Fórum Eleitoral Des. Szczepan Maximiliano Stasiak , em Matelândia. O novo fórum é o 50º inaugurado no Estado, possui uma área de 210 m² e custou R$ 261.612,55.


Em baixa
Mais um prefeito paranaense teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.  Lotário Knop (PDT), de Itaipulândia, terá que deixar o cargo. Ele venceu a eleição por 26 votos . O TSE determinou a realização de novas eleições.