Por mais que o Palácio Iguaçu e a cúpula do PT tentem negar o mal-estar, o fato é que a desistência de André Vargas de assumir um cargo no primeiro escalão do governo Requião demonstrou que as relações entre o partido e o governador ainda não estão totalmente pacificadas. Vargas preferiu os novos ares de Brasília, a ficar refém do humor cíclico do peemedebista.  No PMDB, muitos comemoraram o recuo de André Vargas. A maioria não engolia a guinada do petista, que depois de passar quatro anos atazanando a vida de Requião, virou aliado de preferido do governador após o segundo turno da eleição para o governo.


Rodízio
Com a ida de Nelson Garcia (PSDB) para a Secretaria de Estado do Trabalho, o primeiro suplente do partido na Assembléia, vereador Rui Hara tem direito a assumir a cadeira. A tendência é que Hara desista da Assembléia e permaneça na Câmara de Curitiba, abrindo vaga para o segundo suplente,  Miltinho Puppio (PSDB).


Novo lar
O deputado federal Ratinho Júnior aceitou convite para se filiar no Partido Social Cristão (PSC). Ele deve assumir a presidência da legenda no Paraná, com a perspectiva de ser candidato à prefeito de Curitiba, em 2008. Outros deputados, tanto na Assembléia quanto na bancada federal paranaense, devem mudar de partido nos próximos dias. A maioria, é claro, em busca de uma legenda governista.


Sem noção
Uma boa parte da equipe do governo Requião anda por Brasília, em busca de reivindicações. Não há pior momento, comentaram alguns parlamentares. Em plena campanha a presidente do Câmara dos Deputados.


Sede de poder
 O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina(Appa), Eduardo Requião, acompanhado do procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, esteve reunido ontem na Casa Civil, em Brasília. Na pauta do encontro, a supressão de uma das cláusulas do convênio celebrado em 2001 entre os Governos Federal e Estadual para administração dos portos paranaenses. Na prática, com a mudança, o Governo do Paraná e a Appa terão maior autonomia de gestão. Eduardo Requião espera uma resposta em poucos dias, mas informações da Casa Civil dão conta que a idéia é levar a questão em banho-maria.


PAC
Também estão em Brasília a  diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete, a presidente da Cohapar, Rosangela Curra, e o assessor especial de Assuntos de Curitiba do Governo do Estado, Doático Santos. Eles tentam conseguir prioridade no Programa de Aceleração do Crescimento  (PAC) para fazer a regularização fundiária em Curitiba e Região Metropolitana.


Posses
Não é só no Legislativo que o dia será de posse hoje. No Judiciário, também. Pela manhã, às 10 horas, acontece a solenidade de posse dos desembargadores Telmo Cherem, como Presidente, e Ângelo Zattar, como Vice-Presidente e Corregedor, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Será na sala de sessões do TRE-PR.


Posses (II)
Às 18 horas será a vez do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), onde toma posse a nova cúpula diretiva para o biênio 2007/2008. Serão empossados: José Antonio Vidal Coelho, como presidente, Antonio Lopes Noronha, como vice-presidente, Leonardo Pacheco Lustosa como corregedor e Waldemir Luiz da Rocha, como corregedor-adjunto.


Em alta
A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados registrou 12 mudanças de partido desde a eleição dos deputados, em 3 de outubro do ano passado, até ontem, véspera da posse para a nova legislatura. O troca-troca de partidos envolveu 11 deputados.


Em baixa
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar os gastos de estatais
com a produção de relatórios de gestão e distribuição de brindes de fim de  ano. O ministro Marcos Vilaçadisse que tem observado  a farta distribuição de luxuosos brindes.