O governador Requião – sempre tão cioso de sua autoridade – vai manter Mario Lobo Filho na direção financeira da Paraná Previdência e demitir o diretor jurídico, Francisco Alpendre. A informação não confirmada revelaria a opção do governador em afastar o autor das denúncias de aplicação irregular de recursos do órgão, ao invés de punir o acusado.
Rombo
Por conta da troca de comando no Paraná Previdência, foi adiada para a semana que vem a ida dos diretores da entidade à Assembléia Legislativa para tentar explicar aos deputados as aplicações de dinheiro do fundo em bancos privados. A oposição quer saber também porque o governo não está recolhendo a parte que lhe cabe na contribuição patronal previdênciária dos servidores, o que segundo os parlamentares, já teria feito o fundo acumular um rombo de mais de R$ 1 bilhão.
Cordeirinho
O líder da bancada de oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), estranhou a passividade com que Requião reagiu ao fato de ter sido desacatado por diretores do Paraná Previdência, que determinaram aplicação do dinheiro do fundo em bancos privados. “O governador deveria ter demitido, lá da Alemanha, o diretor que não respeitou a determinação de só aplicar dinheiro público em bancos públicos”, afirmou o tucano, para quem Requião posa de “fera” para acusar adversários políticos, mas vira um cordeirinho quando se trata de punir condutas irregulares de “companheiros”.
Multa
O senador Osmar Dias (PDT) se reúne hoje com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Aloízio Mercadante (PT/SP) e com o líder do governo Lula na Casa, Romero Jucá (PMDB/RR), para tentar definir uma data para a votação do novo projeto de resolução proposto por ele que pretende por fim à multa cobrada pela União do Paraná pelo não pagamento dos títulos públicos adquiridos pelo Estado com a privatização do Banestado. Ontem o assunto não entrou em pauta por conta de uma audiência pública sobre a questão do petróleo.
Apoio
O vereador Mestre Déa negou ontem que o PRTB vá se aliar com o PTB na eleição municipal de Curitiba. Segundo ele, tudo caminha para um acordo de apoio à reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB).
Viagens
O governo do Estado anunciou ontem a publicação na internet das despesas com viagens de servidores e ocupantes de cargos de confiança do Executivo. E prometeu para breve fazer o mesmo em relação as viagens das estatais.
Animação
O chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, desembarca em Curitiba no sábado pela manhã para participar do seminário “O PT e os Movimentos Sociais”. A vinda dele é mais uma tentativa de dar uma animada na candidatura de Gleisi Hoffmann (PT), à prefeitura da Capital, que anda devagar, quase parando.
Placar
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) cassou o mandato de mais três vereadores paranaenses ontem). Um dos cassados foi Primo Rossato Neto,de Santo Antonio do Caiuá, eleito pelo PDT em 2004 e hoje no PTB. Também perdeu o cargo Pedro Izidoro Bijari,de Itaipulândia, eleito pelo PSB em 2004 e, hoje no PMDB. O mesmo aconteceu com Jamil Freitas Amadeu, de Colorado, que trocou o PSDC pelo PSC. Agora são 76 vereadores cassados por infidelidade partidária no Paraná.
Em alta
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, Sérgio Moraes (PTB-RS), nomeou nesta terça-feira o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) como relator do caso que trata das denúncias contra Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical.
Em baixa
A Justiça condenou o prefeito de São João do Triunfo, Luiz de Lima, por propaganda eleitoral fora do prazo. Lima foi denunciado pelo PPS por distribuir centenas de adesivos à população com a frase “Movimento Triunfo em ação, com Dr. Luiz na reeleição’.