Quem confirmou presença no casamento do filho do governador Roberto Requião, Maurício, neste sábado, em Brasília, é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Marisa Letícia.


Munição
E o pau continua comendo solto no PT do Paraná por conta da preferência declarada da direção do partido na candidatura de Gleisi Hoffmann à prefeitura de Curitiba. Na sexta-feira foi a vez do vereador Pedro Paulo (PT) contestar as declarações do presidente estadual do partido, deputado federal André Vargas, de que a vaga é de Gleisi e ninguém tasca. Mesmo integrando o Campo Majoritário e defendendo a indicação da ex-diretora de Itaipu, ele considera que não se pode descartar a realização de prévias para a escolha.


Recuo
Diante do tiroteio, Vargas já abrandou o discurso. Afirmou que concorda com a posição do deputado federal Dr Rosinha e da líder do PT na Câmara Municipal, vereadora professora Josete, que cobraram a realização das prévias. “Se houver necessidade de prévias, defendo um calendário que permita a decisão ainda neste ano para que em 2008 seja possível consolidar alianças e uma chapa forte para a disputa”, alegou.


Trégua
E no PMDB, o presidente do partido em Curitiba, Doático Santos – diante da saraivada de críticas por ele ter afirmado que o candidato é o reitor da UFPR, Carlos Moreira, porque o governador Requião quer e acabou a conversa – também já busca uma trégua. Convidou o deputado estadual Mauro Moraes para integrar o conselho político da legenda e participar da discussão. Moraes havia inclusive ameaçado não apoiar o candidato do partido, caso ele fosse imposto, como queria Doático.



Pressa
O senador Alvaro Dias (PSBB) vai pedir ao presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), senador Aloísio Mercadante (PT/SP), agilidade na votação do pedido de empréstimo para a prefeitura de Curitiba. A proposta, que chegou na quinta-feira ao Congresso, pede para que seja autorizada a contratação de operação de crédito externo, com garantia da União, entre o município de Curitiba e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata. O financiamento, no valor de até U$ 10 milhões, vai ser usado no Programa de Estruturação de Assentamentos Habitacionais da Cidade de Curitiba.


Eixo
As obras de urbanização, remoção e reassentamento beneficiarão moradores de vilas e assentamentos localizados ao longo do eixo viário. A autorização para o financiamento com a prefeitura de Curitiba deve ser discutida pela Comissão de Assuntos Econômicos na próxima semana.


Diagnóstico
O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) apresenta na segunda-feira, na CPI do Apagão Aéreo da Câmara, mais uma série de pedidos de informações dirigidos à Infraero e à Anac, que incluem números oficiais e detalhados de passageiros transportados, assentos ofertados, número de pilotos, escalas de serviço previstas e cumpridas e malhas efetivamente servidas, com identificação de vôos, horários e aeroportos. Segundo ele, o foco da CPI deve ser o risco aeronáutico, com uma avaliação consistente da infra-estrutura aeroportuária e da gestão do sistema.


Responsabilidade
Para Fruet, os acidentes com aviões e as investigações decorrentes deles não podem ser usados para emitir sentenças de absolvição ou condenação do governo. “Não podemos cair nessa armadilha, mesmo porque a investigação ainda está em fase inicial. O que não se pode esquecer é que a responsabilidade objetiva pela gestão da política de transporte aéreo é do governo”, afirma.


Em alta
A Prefeitura de Maringá resolveu dar o exemplo. Desde sexta-feira, as atas de todos os processos
licitatórios foram disponibilizadas no site oficial do município. A idéia, segundo o prefeito Silvio Barros (PP) é dar oportunidade para que qualquer pessoa confira e fiscalize os gastos da Prefeitura.


Em baixa
O deputado Luiz Malucelli (PSDB) apresentou indicação legislativa na Assembléia Legislativa solicitando o INSS tome medidas urgentes para suprir a falta de peritos médicos na Agência da Previdência Social de Ibaiti, que está sem perito há cinco meses.