O líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), ironizou ontem a atitude do governo Requião de entregar 120 caixas com 240 mil páginas com os relatórios sobre os gastos com cartões corporativos, por ordem da Justiça. Rossoni afirmou que em pleno século 21, Requião ainda não descobriu a utilidade dos “pen-drives” – que poderiam ser usados para repassar os mesmos dados, sem tanto gasto de papel. “O governo Requião ainda está na idade da pedra”, brincou.
Orientação
Os deputados de oposição também lembraram que se o governador não sabe, pode pedir explicações ao irmão, o secretário da Educação, Maurício Requião, e emprestar um dos pen-drives adquiridos pela pasta para uso com os “TVs laranja”. Assim nas próximas vezes que a Justiça mandar o governo repassar informações à oposição, o trabalho será bem menor.
Surto
Rossoni disse que não só apóia a PEC proposta por Requião para abrir os gastos de todos os poderes, como vai além. Disse que a Assembléia poderia aproveitar o surto moralizante do governador e incluir no pacote com uma PEC para acabar com o nepotismo.
Menos cinco
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) cassou, na sessão de ontem, o mandato de cinco vereadores do Interior acusados de infidelidade partidária. Foram cassados: José Rodrigues de Assis, de Altamira do Paraná, que trocou o PMDB pelo PP; Francisco de Miranda, de Indianópolis, migrou do PT pelo PP; Sidnei de Oliveira Rosa, de Sertaneja, migrou do PSL para o PMDB; Antonio Carlos Mendes, de Sertaneja, deixou o PSL e foi para o PMDB; e Cláudio Nakamura, de Sertaneja, que também trocou o PSL pelo PMDB.
39 cassados
Depois dos julgamentos da tarde de ontem, já chegam a 39 os vereadores paranaenses que perderam o mandato por terem contrariado a regra da fidelidade partidária do TSE, que prevê a punição para os vereadores e prefeitos que mudaram de partido depois de 27 de março de 2007.
Travesti
Na tarde de ontem, durante a posse do suplente de vereador Adenival Gomes (PT), chamou a atenção dos presentes na Câmara Municipal de Curitiba a simpatia do travesti Adrielly Vogue, que das galerias mandava beijos e distribuía sorriso para as câmeras e vereadores. Adrielly é pré-candidata do PT em Curitiba.
Atrasado
O vereador petista Pedro Paulo chegou atrasado na sessão de ontem na Câmara de Curitiba e perdeu a solenidade de posse do correligionário Adenival Gomes. Mesmo argumentando com a presidência da Casa, Pedro Paulo perdeu a chamada e levou falta, sem chance.
Provocação
No final da sessão o vereador André Passos (PT) desfilou pela Câmara Municipal com uma bandeira vermelha nas costas, em uma clara alusão a derrota e desclassificação do Paraná Clube para o Internacional pela Copa do Brasil. Os parlamentares paranistas ficaram indignados com a provocação do vereador, que neste ano se despede do Legislativo municipal. Há quem diga que na despedida, haverá muitas provocações ainda.
Em alta
O consumo de energia elétrica distribuída pela Copel no Paraná cresceu 6,4% nos três primeiros meses deste ano, comparativamente ao mesmo período de 2007. A elevação diz respeito ao chamado “mercado cativo” da empresa, formado por 3 milhões 460 mil unidades consumidoras.
Em baixa
A direção executiva regional do PMDB do Paraná aprovou na segunda-feira à noite, em Curitiba, uma resolução que recomenda o lançamento de candidaturas próprias para o cargo de prefeito e caso não haja candidatura, o partido terá que se aliar com partidos de “esquerda”, como PT, PV e PCdoB.