Aliados do governador Requião estão estimulando o lançamento do ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, como candidato ao Senado pelo Democratas. A intenção é atrapalhar os planos do presidente estadual do partido, deputado federal Abelardo Lupion, que postula a mesma vaga. Ao contrário de Lupion – ferrenho opositor de Requião – João Elísio apoiou a eleição do peemedebista em 2002.  

Emprego
Ex-prefeito por dois mandatos de Sarandi, no Noroeste do Estado, Cido Spada (PT), está na fila dos cargos do ministro Paulo Bernardo (PT). Ele deverá assumir um cargo no Ministério do Planejamento. Spada já é pré-candidato a deputado estadual, dobrando com o londrinense André Vargas.


Londrina
2010 é agora
O terceiro turno em Londrina demonstra como vai ser 2010. Osmar Dias é candidatíssimo ao governo do Estado. E também já tem seu escolhido para ocupar sua cadeira no Senado. “Se o Ricardo Barros (deputado federal) ocupar aquela cadeira que hoje ocupo no Senado Federal podemos ter certeza que o Paraná estará bem atendido”, afirmou Osmar Dias, em um comício de Barbosa Neto (PDT).

Olho na cadeira
O cabo eleitoral mais empolgado do deputado federal e candidato a prefeito de Londrina, Luiz Carlos Hauly (PSDB), mora em Paranavaí. Trata-se de Celso Antunes. Ele é primeiro suplente de deputado federal pelo PSDB. Seu sonho é ser deputado pelo menos por um ano e meio. Ele já até se transferiu para Londrina, onde faz de tudo para eleger Hauly.

Contagem
O vereador Padre José Roque Neto (PTB), prefeito interino de Londrina, está gostando do cargo, mas terá que entregá-lo ao novo eleito. Porém, já decidiu: está em contagem para a eleição de 2012. Ele disse que será candidato a prefeito.

Vem pra Caixa
Depois de ficar oito anos na Prefeitura de Londrina, Nedson Micheleti (PT), já está trabalhando e quer distância da confusão na Prefeitura. Ele assumiu um cargo de confiança na Superintendência da Caixa Econômica, em Londrina. Porém, não deve ficar muito tempo na cadeira. Ele quer uma graduação maior e deve ir trabalhar em uma das diretorias da Caixa Econômica, em Brasília.


Superaposentadorias
A Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) vai discutir hoje  o caso das superaposentadoria dos deputados estaduais. O pedido para que o caso fosse debatido partiu do deputado estadual Tadeu Veneri. Ele e mais dois deputados votaram contra o benefício. No entanto, os outros três deputados da bancada petista votaram a favor. Veneri quer uma posição oficial para que, em caso do partido se manifestar contrário à decisão, ele vai articular uma ação popular para evitar que a lei entre em vigor.

Coisa da política
Em Maringá, no Noroeste do Estado, pode ocorrer uma coisa curiosa em 2010. O PT não é mais tão eterno inimigo político da família Barros (Ricardo, Cida e Silvio Barros, todos do PP). É possível que, caso o haja união entre PDT, PT e PP, como quer o presidente Luiz Inácio da Silva, os militantes petistas maringaenses terão que pedir votos para o deputado federal Ricardo Barros (PP) para o Senado em 2010.

Em alta
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) entrou na lista dos 100 melhores projetos ambientais do mundo. Com um projeto de cinco anos destinado a conservação da biodiversidade do litoral paranaense a ONG participou do o primeiro Auction Floor.

Em baixa
A União foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais e materiais à esposa de um motorista que faleceu ao envolver-se em um acidente ocorrido em 2002 na BR 116 (próximo à cidade paulista de Juquitiba). Se a moda pega, vão sobrar ações.