A crise no Senado, e por tabela no PT nacional, dominou os debates no plenário da Assembleia Legislativa, ontem. Os petistas locais não gostaram das críticas de deputados do PSDB, que na véspera acusaram o partido de ter jogado fora suas bandeiras históricas de ética e moralidade, ao apoiar o engavetamento das investigações contra José Sarney (PMDB/AP).


Vestais
Quem acabou provocando as discussões mais acaloradas não foi um petista, mas sim o peemedebista e líder do governo Requião, deputado Luiz Cláudio Romanelli. Com a tradicional truculência afirmou que os tucanos não tinham moral para posar de vestais, pois o governo Fernando Henrique Cardoso teria sido um dos mais corruptos e entreguistas da história recente do País.


Aval
Romanelli só esqueceu que o PMDB – seu partido – apoiou os oito anos de mandato de FHC, inclusive ocupando cargos no primeiro escalão federal. E em 2002, apoiou a candidatura do tucano José Serra à Presidência, contra Lula. Portanto, se Fernando Henrique fez um governo corrupto e de direita, foi com o aval e a adesão dos peemedebistas.


Disputa acirrada
Por falar em PT, em véspera de ano eleitoral, será bastante disputada a presidência do PT Paraná. Já tem quatro candidatos a presidente inscritos: Alfeo Luiz Cappellari (Chapa Terra, Trabalho e Soberania),  Enio Verri (O Partido que muda o Brasil), Marcio Pessatti (Compromisso com a Revolução Democrática – Uma mensagem socialista) e Tadeu Veneri (apoio das chapas Esquerda Socialista e “Movimento – Partido para Todos). A eleição está marcada para 22 de novembro.


Transparência
Depois de quase um ano de espera e sucessivos adiamentos, a cúpula da Assembleia promete para amanhã a entrada no ar do “Portal da Transparência”, pelo qual a Casa promete passar a divulgar as prestações de contas dos parlamentares dos gastos de gabinete. As novidades incluem a publicação das notas fiscais de fornecedores de produtos e serviços utilizados pelos deputados.


Década
A Câmara de Curitiba quer saber qual a escala dos próximos 10 anos das empresas que oferecem os serviços funerários prestados à população. O serviço ainda está em licitação, mas os vereadores já querem saber quem vai atender em que dia, mês e ano.


Suspenso
O corregedor-geral do Tribunal de Contas (TC-PR), conselheiro Caio Márcio Nogueira Soares, deferiu medida cautelar que suspende por 30 dias uma licitação para contratação de empresa de transporte escolar feita pela Prefeitura de São Mateus do Sul (região sul do Estado). A concorrência foi aberta pela Prefeitura no último dia 4 de agosto.


Preço
A decisão do corregedor foi tomada com base numa Representação  do vereador Omar Raimundo Picheth, que questionava o valor estipulado por quilômetro rodado, cujo edital permitia o valor máximo de R$ 3,47, quando a média da região, segundo o vereador, é de R$ 2,50. Outro ponto abordado pelo vereador refere-se à conservação dos veículos, que não poderiam ter mais de dez anos de uso.


Lista
A Comissão de Serviços Públicos da Câmara de Curitiba aprovou e está pronto para ir ao plenário um projeto de lei do vereador Juliano Borghetti (PP) que determina: estabelecimentos que vendam bebidas  números de telefone de táxis credenciados.


Perdidos
Mais um round entre a Câmara de Vereadores de Londrina e o o prefeito Barbosa Neto (PDT). Os vereadores aprovaram um projeto que determina que ambulâncias da cidade usem GPS. Por economia, o pedetista diz que barrou a lei. Os vereadores insistiram de derrubaram o veto. “Nada pior do que o cara morrendo e a ambulância ficar circulando igual barata tonta por não achar o endereço do local”, criticou o presidente da Casa, José Roque Neto (PTB).



Agenda
Hoje,  a Petrobras, em parceria com a Associação dos Profissionais de Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul) e o Instituto Nacional de Investidores (INI), reúne profissionais do mercado de capitais e investidores paranaenses para detalhar os resultados do segundo trimestre de 2009, alcançados pela companhia. O encontro será a partir das 19h, no Hotel Deville Rayon, em Curitiba.O evento é voltado para associados e convidados e também aberto aos demais interessados.


O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza hoje , às 14 horas, no Cietep, em Curitiba, o lançamento oficial do Sistema Certificado de Origem Digital. Estarão presentes representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da CNI. Durante o encontro, que acontece a partir das 14 horas, no Cietep, em Curitiba, Maruska Aguiar, do MDIC, falará sobre “Panorama e perspectivas do comércio exterior brasileiro”; e o diretor de comércio exterior da CNI, José Frederico Álvares, apresentará as vantagens do Sistema de Certificação



Em alta
O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A posse deverá ocorrer em outubro.


Em baixa
Um tumulto envolvendo manifestantes de centrais sindicais e representantes do empresariado marcou as discussões no plenário da Câmara dos Deputados em torno da proposta que reduz a jornada de trabalho. Uma mesa de vidro foi quebrada. Lamentável.