O procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, pediu demissão de seu cargo ao governador do Paraná Roberto Requião na quarta-feira e na sexta-feira reiterou o pedido ao chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. A saída dele, no entanto, ainda depende da conversa que deve ter com o governador  ainda neste fim de semana. Botto faz mistério sobre os motivos da saída, mas informações extra-oficiais dão conta que o a gota d´ água resistência de integrantes da diretoria da Sanepar diante das investidas da Procuradoria para desvendar algumas cifras envolvendo contratos com empreiteira.


Ataque
Por falar em Requião, ontem, ao responder os repórteres sobre o fato de ser o governador melhor pago do Brasil, lembrou que os ex-governadores também recebem o polpudo valor de R$ 24 mil como aposentadoria. “Eu trabalho e eles, não”, disse, citando nomes e não poupando nem sequer correligionários.


Parecer
O relator da Comissão Especial de análise da Proposta de Emenda Constitucional, deputado Ney Leprevost, deu parecer favorável à redução do recesso parlamentar de 90 para 55 dias. Se a emenda for aprovada o recesso será só de 15 dias no mês de julho e de 40 dias entre dezembro e janeiro. “Os membros da Comissão acreditam que este tempo é suficiente para que os deputados possam permanecer em suas bases no interior. Até porque muitos percorrem os municípios também fora do recesso, nas quintas, sextas e sábados”.


O mar levou
O Tribunal de Contas  foi atrás de quase R$ 33 mil que a Federação de Surf do Paraná (FSP) pegou da Paraná Esporte em 2001 através de convênio e não prestou contas. Agora a FSP terá de devolver tudo —  e com correção.


Primeiros da fila
Por falar em TC, faltando quase um mês para o término do prazo, três prefeituras e dez Câmaras Municipais entregaram, até sexta-feira suas prestações de contas relativas a 2006 ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O prazo para o envio dos documentos é o dia 31 de março. O Paraná tem 399 municípios. Já enviaram as prestações de contas as prefeituras de Ibaiti, Laranjeiras do Sul e Rancho Alegre; e as câmaras de Foz do Iguaçu, Ivaí, Loanda, Palmas, Paranapoema, Rolândia, Santo Antônio do Paraíso, Saudade do Iguaçu, Tomazina e Verê.


Na mira
O Ministério Público de São Paulo quer o bloqueio dos bens do chefe de gabinete da Presidência da República, o paranaense Gilberto Carvalho, do PT nacional e de outras seis pessoas que teriam participado de um suposto esquema de corrupção na prefeitura de Santo André.


Para a torcida
O líder da bancada petista na Assembléia, deputado Elton Welter fez pesadas críticas aos colegas de parlamento, Reni Pereira (PSB) e Edgar Bueno (PDT), que apresentaram, na última semana, propostas para criação da Região Metropolitana da Fronteira e de Cascavel, respectivamente. “Os deputados estão fazendo o seu papel de oposição, mas a gente sabe que estão apenas jogando para a torcida, pois estes projetos, ainda que aprovados, o que eu não acredito, teriam problemas de ordem legal. E ainda que estes problemas fossem superados, não seriam implantados pelo Governo do Estado”.


Livre
Depois de 30 dias de “cana”, o vereador de Colombo, Oliveira da Ambulância (PMN) saiu da cadeia na última quinta-feira. Oliveira foi preso sob acusação de acorrentar e espancar o afilhado.



Em alta
Até as 18 horas desta sexta-feira, a Receita Federal recebeu 285 mil declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). O prazo começou quinta-feira e estende-se até 30 de abril. No Paraná, 6.622  declarações foram entregues.


Em baixa
A transferência de Fernandinho Beira-mar para o Rio de Janeiro para um depoimento foi criticada pelo governador do Estado, Sérgio Cabral. Ele alega que o traficante leva insegurança à cidade e que tudo poderia ser feito por teleconferência.