Com o governador Roberto Requião fora do Palácio das Araucárias, os deputados estaduais agora se sentem livres para barrar as excentricidades e bravatas do ex-governador. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, por cinco votos a dois, parecer contrário a mensagem enviada pelo peemedebista à Casa, pelo qual os servidores estaduais não teriam direito aos feriados municipais. A proposta foi elaborada por Requião depois que ele se recusou a dispensar os servidores estaduais no feriado da padroeira de Curitiba, em 8 de setembro passado.

Autonomia
No parecer, o deputado Reni Pereira (PSB), apontou que a proposta, pelo qual o governo estadual passaria a respeitar apenas os feriados estaduais e nacionais, seria inconstitucional, porque feria o princípio da federação, pelo qual os municípios tem autonomia para definir seus feriados. Além disso, Pereira mostrou que a matéria já seria prevista em lei federal, e, que, portanto, não deveria ser legislada pelo Estado. A atual legislação permite que seja decretado feriado os dias dos aniversários das cidades e mais quatro datas, devendo ser previstas na legislação municipal.

Secretário
O governador Orlando Pessuti (PMDB) não está medindo esforços na tentativa de trazer o vereador Algaci Túlio (PMDB) para seu time. O peemedebista assumiria o comando da Secretaria Especial da Copa do Mundo de 2014, a ser criada por Pessuti. Fontes ligadas ao vereador garante que, apesar da resistência inicial, Algaci deve ceder aos apelos do governador. O deslocamento de Algaci serviria ainda para abrigar que o segundo suplente peemedebista, Coronel Xavier, assuma cadeira na Câmara de Curitiba. O primeiro suplente, o diretor da Força Sindical no Paraná, Clementino Tomaz Vieira, planeja ser candidato a deputado estadual e não estaria interessado no mandato de vereador.
Sou sim!
Em entrevista a rádio CBN, o deputado federal Abelardo Lupion (DEM) desmentiu as especulações sobre sua possível desistência de disputar cadeira no Senado. O que está acontecendo no Paraná é que, graças a esta instabilidade e indefinição dos grupos, temos que aguardar. Temos que esperar a definição dos candidatos a governador. Não existe candidatura isolada de senador. Não tem essa de desistência. Não desisto. Vou conversar muito com meu partido, afirmou.

Juntos
Lupion diz que trabalha com a possibilidade de Osmar Dias (PDT), Rubens Bueno (PPS) e Orlando Pessuti (PMDB) dividirem o mesmo palanque nas eleições de outubro. Com o PT não tenho a mínima condição de ser candidato ao Senado ou me coligar. Vou apoiar o Serra. O bom seria uma união com o Pessuti. O rompimento do Pessuti com o Requião eu vejo com ótimos olhos. Podemos trazer o Rubens Bueno para esta chapa, disse.

Seleção
O prefeito Luciano Ducci (PSB) reuniu na manhã de ontem os representantes do seu partido na Câmara de Vereadores. Entre outras, Ducci comunicou aos parlamentares que a Prefeitura pretende investir em obras de melhoria da região central da cidade para receber a seleção brasileira, que chega no dia 21 de maio para se preparar para disputa da Copa do Mundo. O prefeito explicou que os canteiros e outros ornamentos levarão as cores verde e amarelo.

Marina
A capital paranaense se tornou passagem obrigatória dos presidenciáveis. Depois do desembarque de Dilma Roussef (PT) na próxima sexta-feira, a pré-candidata do PV a presidência da República, Marina Silva, também passará pela terrinha nos dias 29 e 30 de abril. A pevista vem para organizar a tropa de choque e dar um empurrãozinho na pré-candidatura do ex-vereador Paulo Salamuni (PV) ao governo do Paraná.

Legal
A Agência Estadual de Notícias publicou, no início da noite de ontem, matéria na qual afirma que não houve ilegalidade na publicação de anúncio nas revistas Isto É e Ideias e no jornal Folha de São Paulo para rebater críticas feitas pela revista Exame a gestão Roberto Requião (PMDB). Não houve qualquer ilegalidade, frisou Airton Pisseti, que em 2005, ano da publicação do anúncio, comandava a Secretaria da Comunicação Social. Na última segunda-feira, surgiu a informação de que Requião e outros três secretários foram condenados a ressarcir os cofres do Estado no valor da publicação (cerca de R$ 920 mil).

Plantão
A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, localizada na Rua João Parolin, 55 – Prado Velho, funcionará neste feriado das 9 às 17 horas, com os serviços de alistamento, transferência de domicílio e revisão eleitoral. O prazo para esses serviços termina no próximo dia 05 de maio.

    Parabolica
Caso um município não tenha, em seu quadro efetivo, pessoal suficiente para operacionalizar serviços assistenciais básicos, pode recorrer, excepcionalmente, à contratação indireta. A medida deve ser temporária e o órgão contratante deve comprovar falta de tempo hábil para realizar concurso público para preencher as vagas necessárias. Nessas condições especiais, delimitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a terceirização dos recursos humanos pode ser admitida. A orientação consta do voto do conselheiro Artagão de Mattos Leão, relator do processo de consulta apresentado pelo Município de Curitiba (Processo 491780/09). A resposta à consulta da Prefeitura da Capital, que pode ser estendida a casos semelhantes, foi emitida na última quinta-feira (15 de abril), em reunião do Pleno do TCE.

Em alta
Os portos do Paraná movimentaram, nos três primeiros meses do ano, mais de 7,8 milhões de toneladas de cargas. O resultado é 29,1% superior ao total verificado no mesmo período de 2009. O maior crescimento foi observado no segmento de veículos que, praticamente, dobro os embarques.

Em baixa
A cúpula do PSB iniciou uma articulação com o Palácio do Planalto para abortar a pré-candidatura à presidência da República do deputado Ciro Gomes (CE). A ideia é promover um encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Ciro para  garantir o apoio do deputado à candidatura da petista Dilma Rousseff.