Quem pensa que o presidente da Cohapar e ex-deputado Rafael Greca jogou a toalha na briga pela vaga de candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, está enganado. Greca acompanha em silêncio e de camarote os problemas enfrentados pelo reitor Carlos Moreira Junior, preferido do governador Requião, e espera apenas uma chance para voltar ao páreo.


Vexame
Fontes governistas apontam que até dentro da família Requião, há quem já esteja inconformado com o desempenho pífio que Moreira Jr vem tendo. Pelo menos um membro da “grande família” pretende chamar a atenção do governador para o vexame que o partido corre o risco de sofrer se insistir em lançar o “magnífico”.


Peso morto
Outras fontes muito próximas de Requião, no entanto,  até sustentam que a essa altura do campeonato, a candidatura de Moreira é irreversível porque o governador jamais passará o recibo de voltar atrás na decisão de apoiá-lo. Mas afirmam que o difícil mesmo será arranjar um vice para o reitor. Até agora a única carta na manga é o ex-deputado Algaci Túlio, “prata” da casa.


Fundo (I)
O Conselho de Administração do Paraná Previdência decidiu ontem pedir que Ministério Público investigue a aplicação de recursos do fundo, determinado pelo diretor de Finanças, Mário Lobo Filho, no banco UBS/Pactual e outras instituições privadas, o que contraria a orientação do governador Requião. Fontes governistas apontam de Lobo Filho estaria em vias de deixar o cargo por conta das suspeitas em torno da operação.


Fundo (II)
O imbróglio da Paraná Previdência, aliás, é o principal problema que cairá na mesa do governador Roberto Requião, que reassume hoje o governo. Há quem diga que ele vai trocar as peças ainda nesta manhã.


No mínimo estranho
O secretário de Educação, Maurício Requião, em nota oficial, garantiu que a compra dos televisores laranjas já foi aprovada pelo TC durante a análise das contas de 2006 da SEED. Sendo assim, fica a pergunta: Qual a necessidade da consulta encaminhada ao Tribunal?


Em alta
A Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP 9) da Organização das Nações Unidas (ONU), na Alemanha, aprovou a proposta de Curitiba para uma participação efetiva das cidades nas decisões sobre a biodiversidade. A proposta foi apresentada  pelo prefeito Beto Richa.


Regras
O juiz da 178ª Zona Eleitoral, Benjamim Costa, promove hoje uma reunião com todos os partidos políticos da Capital. A intenção divulgar as regras gerais para a propaganda eleitoral nas eleições de outubro. Os partidos serão informados sobre o que poderão ou não realizar em suas campanhas eleitorais neste ano, em termos de publicidade de rua.


Diploma
O deputado Luiz Malucelli (PSDB) apresentou projeto na Assembléia para proibir a cobrança de taxas para liberação de diploma pelas instituições de ensino superior – privadas, públicas e fundações públicas de direito privado estadual.”A mensalidade escolar já é suficiente para a emissão de certificados e diplomas”, defende o tucano.



Em baixa
Está confirmada para amanhã, às 8 horas, a sessão especial da Câmara de Londrina em que será votada a recomendação da Comissão Processante (CP) da Casa para a cassação dos direitos políticos do ex-vereador Orlando Bonilha (PR). A Justiça negou o adiamento da sessão.