Caminho
Cobrado insistentemente pelos jornalistas sobre a legalidade da criação do Fundo de Previdência Complementar dos deputados, Durval Amaral (DEM) perdeu a paciência com as comparações com os benefícios recebidos pelos trabalhadores através do INSS. “Vocês são todos bem vindos se quiserem ser candidatos à deputados”.


Fujões
Depois de derrubado o veto do governo e garantida a criação do fundo de aposentadoria, o deputado Antonio Anibelli (PMDB) se rebelou. “Quero que fique bem claro quem são os ausentes da votação. Eles não têm coragem de vir aqui e enfrentar a imprensa”.


Oportunidade
Hoje não tem sessão de votação na Assembléia Legislativa. Os deputados decidiram promover uma sessão solene em Irati, em homenagem ao centenário do município. Nada contra a homenagem. Mas a menos de duas semanas do recesso, a Assembléia deveria estar mais preocupada em votar os projetos que estão pendentes, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008.


Tempo
O deputado estadualStephanes Júnior (PMDB) está praticamente convencido que sua saída do partido do governador é apenas uma questão de tempo. Em conversa com os jornalistas, Stephanes brincou: “Sei que mais cedo ou mais tarde serei expulso do partido. É só uma questão de tempo. É só esperar”.


Farra
Stephanes Junior apresentou um projeto de resolução para acabar com o pagamento de verba de gabinete e indenizatória aos deputados licenciados para ocupar cargos no Executivo. Hoje, nada mais nada menos que três parlamentares – Rui Hara (PSDB), Enio Verri (PT) e Nelson Garcia (PSDB) – estão nesta situação. O peemedebista quer tirar dos licenciados o gabinete, que atualmente fica garantido durante o período de afastamento.


Paciência
O deputado federal paranaense Rodrigo Rocha Loures (PMDB) pediu ontem a demissão do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira. Na última segunda-feira, o brigadeiro,que aguardou três horas para embarcar em Brasília, comentou que sentiu a mesma insatisfação que milhares de brasileiros e  que a  malha aérea brasileira “foi para o espaço”. Segundo Rocha Loures, “ninguém mais tem paciência” para ouvir as desculpas das autoridades para a crise.


Pedágio
A seção paranaense da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR/PR) avisou ontem que vai recorrer à Justiça contra a lei aprovada pela Assembléia que isenta os moradores de cidades vizinhas às praças de pedágio da cobrança de tarifa. A ABCR lembra que a lei ainda precisa ser sancionada para entrar em vigor, e depois regulamentada.


Afago
Segundo a ABCR, a população não deve contar com a eficácia da lei, já que outras propostas semelhantes já foram consideradas inconstitucionais pelo Superior Tribunal Federal. “Sem sombra de dúvida, esta medida tem o objetivo de agradar o governador (Roberto Requião) em sua luta para causar danos às concessionárias”, avalia o diretor da associação, João Chiminazzo Netto. 


Em alta
Em nome do PSDB, o líder da bancada, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), sugeriu  ontem  ao senador Renan Calheiros PMDB-AL), que se afaste do cargo de presidente do Senado Federal até a conclusão definitiva do processo a que responde no Conselho de Ética.


Em baixa
A 5a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná julgou improcedente ação rescisória proposta pelo atual deputado estadual Dobrandino da Silva (PMDB). Com isso, se mantém  a condenação do então prefeito de Foz do Iguaçu, por ato de improbidade administrativa