A internet terá uma outra conotação nas próximas eleições para governador, deputado estadual e federal e senador. Blogs, sites, Twitter. Tudo deverá ser usado pelos marqueteiros.Tanto é assim que muitos pré-candidatos já procuram especialistas do ramo no mercado. Há até quem já tenha homepage pronta.


Era Obama
Preferida por nove entre 10 agências de marketing online no Brasil, a Blue State Digital – empresa norte-americana responsável pelo sucesso da campanha na Internet de Barack Obama nas últimas eleições – desembarca no Brasil no final deste mês para conversas com possíveis parceiros.A empresa já tem pelo menos dois encontros marcados com políticos paranaenses interessados no serviço.


No ninho
No fim do mês, a cúpula do PSDB nacional fará encontro em Curitiba. Na pauta da reunião, um possível acordo entre os governadores de São Paulo, José Serra, e o de Minas, Aécio Neves. E com sorte, o anúncio  oficial da candidatura de Beto Rciha (PSDB) ao governo do Estado.


Vontades
Depois de passar por um jejum político até assumir um cargo federal, Jorge Samek (PT), diretor-presidente brasileiro da Itaipu Binacional está animado. Com trânsito na capital e agora também na Terra das Cataratas, seu novo projeto costurado é a disputa da Prefeitura de Foz do Iguaçu (Oeste), na sucessão do reeleito Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), em 2012. Lá, ele pode tentar a aliança PT e PDT.


Minha casa
Por falar em PT, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, a Secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, e o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Celso Matos, confirmaram participação na audiência, proposta pelo deputado Tadeu Veneri (PT) sobre o projeto Minha Casa, Minha Vida. A audiência pública será nesta segunda-feira às 9 horas.O local será o plenário da Assembleia Legislativa, em Curitiba.


Sorte ou azar?
Maringá, Porto Vitória e Rancho Alegre são as cidades paranaenses sorteadas pela Controladoria Geral da União (CGU). Elas serão fiscalizadas quanto à aplicação de recursos federais repassados. No total são 60 municípios no Brasil.


Aeroporto
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entrega até julho o projeto de concessão dos aeoroportos. O Afonso Pena, em São José dos Pinhais, está na lista, dos que devem ser privatizados. O Os aeroportos de Guarulhos (SP) e Viracopos (SP) foram os únicos que demonstraram ser superavitários e plenamente sustentáveis. Dependendo dos cálculos e da metodologia, também entram nessa lista os aeroportos de Congonhas (SP), Manaus, Navegantes (SC), Fortaleza e Ilhéus (BA). A previsão é que o processo de concessão aconteça no segundo semestre e já em janeiro, o Afonso Pena esteja privatizado.


Câmara Municipal

A vereadora Renata Bueno (PPS), que divulgou uma nota para imprensa criticando o baixo nível dos projetos do Legislativo Municipal, apresentou na Câmara de Curitiba um projeto que prevê a criação do calendário oficial para o turismo religioso na capital. Para a parlamentar, este é um segmento que deve ser valorizado, considerando seu crescimento nestes últimos anos, “que diferente dos demais, tem a fé como principal motivação”.


Em baixa
Se pela capital, vereadores reclamam da qualidade dos projetos apresentados, não é diferente na segunda maior cidade do Estado. Em Londrina (Norte), o site da Câmara Municipal traz as seguintes manchetes: Elena Veronesi recebe “Reconhecimento Público”, Maxi recebe comenda “Ouro verde”, Legislativo comemora “Dia da Mulher”.


Agenda
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR), em parceria com a Agência Curitiba de Desenvolvimento, apresenta na próxima terça-feira (dia 19 de maio) a palestra “Curitiba – desenvolvimento, política de incentivos fiscais e oportunidades de investimento”. O evento será realizado durante café da manhã, das 8 às 10 horas, no Hotel Bourbon (Rua Cândido Lopes, 102 – Centro) com a presença do presidente da Agência Curitiba, Juraci Barbosa Sobrinho.



Em alta
 Os deputados poderão apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2010 até o dia 22 de maio. As emendas antes de ir a plenário serão analisadas pela Comissão de Orçamento da Assembleia.


Em baixa
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Corregedoria e a Mesa Executiva da Assembleia irão se reunir hoje, a partir das 10 horas para iniciar a apuração de quebra de decoro parlamentar do deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB).