O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, parece ter se animado com a perspectiva de ser candidato do PT ao governo do Estado. Não muito afeito às lides político-eleitorais, Bernardo deflagrou nos últimos dias uma série de reuniões e encontros com prefeitos paranaenses, na tentativa de angariar simpatia e apoio.


Tom
Na semana passada, por exemplo, em encontro com prefeitos de municípios como Realeza, Quedas do Iguaçu, Capanema, Santo Antônio do Sudoeste, Pinhal de São Bento e Espigão Alto do Iguaçu, o ministro garantiu que o governo federal não permitirá que a crise mundial afete as metas previstas para os programas sociais. “Eles vão continuar”, prometeu Bernardo, em tom de candidato.


Penitenciárias à vista
O Ministério da Justiça vai investir R$ 31 milhões ao longo de 2009 no aprimoramento e na modernização do Sistema Penitenciário brasileiro. O dinheiro, que será distribuído entre as 27 unidades da Federação, será aplicado no aparelhamento, aquisição de novos equipamentos, projetos de reintegração e capacitação. São Paulo e Paraná são os estados que devem receber mais verbas, de acordo com a quantidade de presos. Mas, para conseguir a verba, os governadores têm que enviar propostas até o dia 5 de abril. Obviamente, por aqui nada foi feito.


Sem funcionários (I)
O  Acórdão do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), que impede a contratação de comissionados para exercer funções técnicas causou problemas para  Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG) de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.


Sem funcionário (II)
Assim que assumiu o comando do órgão, em 1º de janeiro, o o secretário Mário Sérgio Rocha, se viu sem funcionários. “Todos os comissionados que trabalhavam na Secretaria de Agricultura foram exonerados no final da gestão passada e por conta da redução das vagas de CCs e do Acórdão do Tribunal de Contas ficamos praticamente sem nenhum funcionário”, disse. Nas próximas semanas a SMAG vai iniciar o processo para contratação de forma emergencial dos funcionários necessários para colocar a secretaria nos eixos.


Volta
Com a presença do prefeito Beto Richa, a Câmara Municipal de Curitiba abre as sessões plenárias hoje, às 16 horas. . As comissões técnicas da Casa também agilizam suas pautas de trabalho para a semana que vem. Em caráter extraordinário, estarão reunidas às 9 horas a Comissão de Economia e, em seguida, às 10h30, a Comissão de Serviço Público.


Emprego
A Assembleia Legislativa instala na semana que vem a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que vincula a concessão de incentivos fiscais para empresas à geração e manutenção de empregos. As lideranças partidárias prevêem um trâmite rápido da proposta assinada por 29 deputados, mas que já tem apoio de 37 parlamentares


Prazo
A comissão especial terá prazo de 20 dias para emitir seu parecer e o relatório será encaminhado para votação em plenário. São necessários os votos de pelo menos 33 dos 54 deputados estaduais para sua aprovação. A proposta na Constitucional Estadual muda o artigo 147.


Em alta
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná realiza a partir de hoje pesquisa de satisfação junto ao público que utiliza os serviços da Justiça do Trabalho. A ação faz parte do projeto Excelência de
Atendimento ao Balcão, alinhada ao Planejamento Estratégico do Tribunal.


Em baixa
O presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Mauro Moraes (PMDB), voltou a comentar a necessidade de ampliação imediata dos efetivos da política militar e civil. Segundo o parlamentar, as contratações feitas recentemente pelo governo ainda não são o suficiente.