Apesar de a posse ser para o segundo mandato, o prefeito Beto Richa (PSDB) promete algumas revoluções. Um delas é a nova Lei de Transporte, esperada há mais de 20 anos, que deve mudar a vida dos curitibanos para valer e para melhor. A Linha Verde, que já teve o primeiro trecho inaugurado, também promete novas revoluções nos próximos meses, no planejamento urbano e de trânsito.

Futuro
Beto começa também o segundo mandato com uma popularidade altíssima e a pressão nacional do PSDB para voar mais alto já nas eleições de 2010. Mas, como ele diz para os mais próximos, agora ainda não é o momento de pensar nisso. Os tucanos, por via das dúvidas, estão em constante articulação. É esperar para ver.

Urnas em xeque (I)
Será neste mês a Audiência Pública, na Câmara Federal, para debater e esclarecer denúncias sobre fraudes nas últimas eleições. O dia e o horário serão definidos no início dos trabalhos legislativos de 2009. A Audiência Pública — requerida pelo deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR) — contará com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto; da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Cleonice Silva Freire; de profissionais especialistas em informática do Tribunal Superior Eleitoral; do prefeito eleito em Caxias (MA), Humberto Coutinho; e de um representante técnico da Universidade de São Paulo (USP), especialista em sistema de informação e informática.

Urnas em xeque (II)
Desde que pediu a Audiência Pública, no dia 26 de novembro, à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, da qual é o primeiro vice-presidente, Ratinho Junior recebe denúncias por e-mails e documentações de diversas partes do País sobre violações de urnas nas últimas eleições. A primeira delas veio de Caxias, no Maranhão, apresentada em uma matéria veiculada na Rede Bandeirantes de Televisão.

Data ingrata
Apesar das cerimônias de posse estarem lotadas, há sempre aqueles que reclamam da data ingrata — afinal, 1º de janeiro é sempre dia de ressaca por causa da festa do ano novo. Há pelo menos 15 anos, projetos para mudar a data de posse de prefeitos, governadores, deputados, senadores e presidente da República tramitam em vão no Congresso Nacional. Segundo dados do site da Câmara Municipal, neste momento tramitam três projetos semelhantes com o mesmo objetivo. Por que será que é tão difícil mudar?

Dia de trabalho
Os vereadores só devem voltar ao Litoral do Paraná e Santa Catarina no sábado, porque hoje é dia de eleição da nova Mesa Executiva e definição da presidência e membros das comissões permanentes. O comando da casa não muda: fica nas mãos do vereador João Cláudio Derosso. Mas algumas comissões, como a de Justiça e a de Obras, foram bem disputadas pelos vereadores.

Em alta
A REPÚBLICA TCHECA assumiu ontem a presidência rotativa da União Européia (UE). Os tchecos terão a missão de substituir a França de presidente Nicolas Sarkozy e evitar que a economia do Velho Continente seja contaminada pela crise financeira mundial.

Em baixa
O governo ROBERTO REQUIÃO (PMDB) não se dignou a ir — nem mandou nenhum representante — à cerimônia de posse dos vereadores e do prefeito eleito em Curitiba, na tarde de ontem. O evento
reuniu grande parte das lideranças políticas do Estado.