As eleições municipais fizeram surgir novos nomes no cenário regional em condições de sonhar com o papel de protagonistas na política nacional. Além de Gilberto Kassab, alçado à condição de principal estrela do DEM com a vitória consagradora em São Paulo, Eduardo Paes (PMDB), eleito no Rio, Beto Richa (PSDB), em Curitiba, e Márcio Lacerda (PSB), em Belo Horizonte, são citados como emergentes no tabuleiro político. A avaliação é do cientista político Amaury de Souza, em reportagem divulgada nacionalmente ontem pela Agência Estado.
Força
Souza acredita que uma gestão bem sucedida em cidades com mais de 200 mil eleitores dê visibilidade. “Abre o caminho para novas disputas, até mais amplas.” Para ele, Beto Richa já pode ter essa pretensão, “mas é preciso que o PSDB se fortaleça fora do eixo São Paulo-Minas para que essa liderança tenha destaque”. Reeleito no primeiro turno com a votação mais expressiva entre as capitais, Richa é considerado nome de renovação no PSDB e candidato natural a suceder Roberto Requião no governo paranaense.
Vinho e ar condicionado
A secretária da Cultura, Vera Mussi, a diretora da escola de cinema e TV do Paraná, Ítala Nandi, e outras seis pessoas almoçaram ontem no tradicional restaurante Bologna, onde saborearam um dos vinhos da casa. Do lado de fora, na van com a logomarca do governo do Paraná, placa ALQ 2750, o motorista esperou por cerca de duas horas. Detalhe: todo o tempo com o motor da van ligado para permitir o funcionamento do ar condicionado. Afinal de contas, neste calor, ninguém é de ferro.
Como diz o ditado…
Há um ditado que diz que o exemplo vem de cima. Então, o que se pode dizer de um almocinho no Bologna e um ar condicionado, se comparados a uma viagem a Dubai nos Emirados Árabes para curar uma ressaca eleitoral?
Classe A
Aliás, o pessoal e convidados do governo Requião andam recebendo tratamento de primeira classe. O site gestão do dinheiro público revela que, entre junho e setembro deste ano, o cerimonial do Palácio das Araucárias teve despesa de R$ 4.563,34 somente com pescados — sem contar outras iguarias.
Cartão corporativo
O mesmo site mostra ainda uma compensação no valor de R$ 102.500,00, do último dia 7 de agosto, relativo a “despesas através do cartão corporativo para aquisição de passagens e despesas com locomoção”. Não existe no site detalhamento sobre as despesas.
Dívida
O deputado estadual Jocelito Canto (PTB) ironizou ontem a promessa, feita pelo governador Requião (PMDB), em apoio à reeleição do prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau (PSDB), de asfaltar 250 quilômetros de rua na cidade. Segundo os cálculos de Jocelito, como tem apenas mais 26 meses de mandato, Requião terá que fazer dez quilômetros de asfalto por mês para cumprir a promessa.
Cobrança
Já o deputado Valdir Rossoni (PSDB) cobrou ontem, na Assembléia, a conclusão das estradas alternativas às rodovias pedagiadas prometidas por Requião na campanha de 2006. “Afinal, quando teremos a inauguração das Estradas da Liberdade? Termina o governo e aí, fica para o próximo? Não tem próximo governo Requião”, questionou.
Em alta
PMDB e PP saíram vitoriosos após o encerramento das eleições municipais. Os peemdebistas surgem como fiel da balança na sucessão do presidente Lula. Já o PP se diz livre para conversar com situação ou com oposição sobre a eleição para o governo paranaense, em 2010.
Em baixa
O terrorismo mundial sofreu ontem um golpe. Dois jovens neonazistas que planejavam matar o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, foram presos no Tennessee (sul dos Estados Unidos). Os dois também planejavam um ataque a uma escola.