Prevenido, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures quer que a votação na convenção que vai escolher o candidato do PMDB à sucessão do prefeito Beto Richa (PSDB) seja feita com urnas eletrônicas. Ele não quer dar margem para manobras com as antigas cédulas de papel, que podem ser marcadas e utilizadas para que o grupo do presidente municipal do partido, Doático Santos, pressione os convencionais a votarem na marra no preferido do governador, o ex-reitor Carlos Moreira Júnior.


Fugindo da raia
O deputado estadual Carlos Simões (PR) desconversa quando perguntado se sairá mesmo candidato à prefeitura, ou se aceitará a espinhosa missão de ser o vice de Moreira. Simões não esconde a falta de entusiasmo com a candidatura do ex-reitor, que segundo ele, seria apenas mais um dos “pangarés” a enfrentar o “puro-sangue” Beto Richa.


Tô fora
Rocha Loures diz que se Moreira vencer a convenção, se compromete e apoiá-lo. Já Stephanes Júnior não quer nem ouvir falar nessa possibilidade.


Encontros
O prefeito Beto Richa  e o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Valdir Rossoni, se reuniram no domingo com o presidente estadual do PDT, o senador Osmar Dias, e o deputado estadual Luiz Carlos Martins, outro cotado para candidato a vice na chapa de Beto Richa. A conversa foi longa e boa, segundo comentários dos dois lados.


Quanta diferença
Em tempo. Se de um lado sobram opções para a vice. De outro — tanto para a candidata petista à Prefeitura Gleisi Hoffmann, quanto para os peemedebistas, que escolherão o candidato a prefeito no dia 14 de junho — faltam justamente candidatos fortes a vices. Por isso mesmo, há quem defenda dos dois lados a aliança entre Gleisi e o reitor.


Expectativa
Enquanto o governador Roberto Requião não se decide sobre o destino da Secretaria de Estado de Comunicação, aumenta a lista de possíveis substitutos para Aírton Pisseti. Além de Rafael Iatauro também já se fala em Nilson Pohl. E tem até gente em campanha aberta para o cargo, como se adiantasse. Nesta área, só Requião definirá e a esperança que a decisão saia ainda nesta semana.


Dança das cadeiras
Na Assembléia, o deputado Péricles de Mello assumiu a liderança da bancada do PT, substituindo o professor Luizão, que deixou a Casa com a volta de Ênio Verri. Esse último deixou a secretaria de Estado do Planejamento para disputar a prefeitura de Maringá. 


Privacidade
A Câmara de Curitiba aprovou, na sessão de ontem, projeto do vereador Paulo Frote (PSDB), que obriga os bancos a disponibilizarem atendimento reservado para os clientes nos caixas. Segundo o tucano, a medida seria uma forma de prevenir assaltos. O texto será votado hoje em 2º turno e depois segue para sanção do prefeito, o que deve ocorrer no prazo de 15 dias.


Em alta
As disciplinas de filosofia e sociologia farão parte da grade curricular das escolas de ensino médio particulares e públicas. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou ontem o projeto de lei que torna obrigatório o ensino das duas matérias nos três anos do ensino médio.


 


Em baixa
A Justiça Eleitoral de Minas Gerais multou um homem por propaganda eleitoral antecipada no site de relacionamentos Orkut. Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, ele deverá pagar R$ 21,2 mil, mas pode recorrer da setença à corte do tribunal.