Já são 156 o total de vereadores cassados no Paraná por infidelidade partidária. Na quarta-feira, mais quatro tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral: José Maria dos Santos, de Cruzmaltina, eleito pelo DEM e hoje no PSDB; Nelson Cruz, de Bom Sucesso, que trocou o PSDB pelo PR; Sebastião Fanelli, de Munhoz de Mello, que foi do PP para o PMDB; e Darci Augusto dos Santos, de Rancho Alegre, eleito pelo PSL e hoje no PSDB.

Na disputa
O TRE já aprovou, entre majoritárias e proporcionais, 756 candidaturas em Curitiba. Outras 17 foram negadas e 61 ainda aguardam análise do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Roberto Massaro. Amanhã é o prazo limite para conclusão dos julgamentos.

Liberado
O juiz Osvaldo Nallin Duarte rejeitou o pedido de impugnação da candidatura do ex-policial civil Délcio Rasera (PRTB) à vereador. A impugnação foi pedida pelo Ministério Público Estadual, com base no fato de que Rasera foi preso em 2006 – quando trabalhava na Casa Civil do governo Requião – sob a acusação de chefiar um esquema de escutas telefônicas ilegais, e responde a processos judiciais por conta disso. No despacho que liberou a candidatura de Rasera, o juiz se baseia na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de que os candidatos só podem ser impugnados em caso de condenação definitiva em última instância.

Debate
A TV Educativa promove hoje à noite debate entre os candidatos à prefeitura de Curitiba. A ata da reunião preparatória, realizada no dia 8, prevê que o candidato que confirmasse a presença no debate e não comparecesse, teria uma cadeira vazia no cenário, com seu nome e partido.

Formalidade
Segundo a assessoria da campanha do prefeito, a atitude da TVE de insistir em colocar uma cadeira para marcar a sua ausência é irregular, já que ele nunca confirmou presença no confronto. Pelo contrário, desde o dia 1º de agosto, informou que não participaria. Tanto que não enviou representante à reunião de preparação. A ata da mesma reunião, inclusive, informa que os presentes foram comunicados que a emissora recebeu resposta formal do tucano.

Habitação
 O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vai conceder um novo financiamento à Prefeitura de Curitiba para investimento de R$ 160 milhões em obras de habitação, transporte e mobilidade urbana e desenvolvimento social. Metade do valor será contrapartida da Prefeitura. O sinal verde foi comunicado pelo BID ao prefeito Beto Richa (PSDB). Em habitação, o investimento será de R$ 48 milhões, incluindo atuação em sete vilas de ocupação irregular e o atendimento a 4.300 famílias.

Esclarecimento
Ao contrário do publicado ontem pelo Jornal do Estado, Evani Justus é irmã e não sobrinha do presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Nelson Justus (DEM). E é candidata à prefeitura de Guaratuba (Litoral do Estado), e não de Guarapuava.

Definição
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu prazo de 30 dias para que o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR) edite resolução para definir a competência das Varas da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. O relator do processo, conselheiro João Oreste Dalazen, considerou procedente o pedido de providências dos funcionários do foro central da Comarca da RMC que apontam supostas irregularidades cometidas na distribuição das ações ajuizadas nas varas dos foros regionais da Região Metropolitana.

Em alta
O ministro Marcelo Ribeiro, do TSE, considerou a proibição para candidatos oferecerem almoços e jantares aos seus eleitores um exagero do critério de abuso do poder econômico e propôs a liberação que teve o voto dos demais. Os restaurantes adoraram.

Em baixa
O novo diretor paraguaio da hidrelétrica de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli, já avisou que vai insistir na revisão do tratado da eempresa. “O acordo qiue deu origem à usina foi firmado em um contexto em que os dois países eram governados por ditaduras e precisa ser “atualizado”.