Em meio a um tiroteio entre o governador Requião e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado federal André Vargas divulgou na sexta um longo e confuso texto com a projeção de cenários para o partido nas eleições de 2010. Nele, Vargas repisa a tese de que o PT deve ter candidato próprio ao governo, mas que mantém a esperança de preservar a aliança com o PMDB de Requião.


Em aberto
Ao mesmo tempo, o ex-dirigente petista diz que as conversas com os peemedebistas não excluem uma eventual aproximação com o PDT do senador Osmar Dias. “Então se o Osmar Dias quiser sair candidato ele tem que sair a campo, apresentar sua candidatura, apresentar seu programa de governo e dialogar”, afirma.


Nova frente parlamentar
A ação de cinco governadores na Justiça, inclusive Roberto Requião, contra a lei que instituiu o piso salarial nacional de R$ 950 para professores da rede pública levou deputados e senadores a criarem uma frente parlamentar em defesa desse direito aos profissionais do magistério. A idéia é pressionar o Judiciário e a sociedade pela manutenção do que os parlamentares consideram uma conquista da categoria. A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) estão colhendo assinaturas para a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Salarial para os Profissionais do Magistério Público. Fátima Bezerra critica os argumentos da ação de inconstitucionalidade apresentada pelos governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina.
]
Falsidade
A Promotoria de Justiça de Palmas protocolou na última quinta-feira (13) denúncia criminal com pedido de prisão preventiva contra o prefeito eleito do município, Hilário Andraschko, e mais cinco pessoas. Eles são acusados de crime de falsidade e uso de documentos falsos no registro da candidatura a prefeito de Andraschko, que ainda está subjudice em uma ação de impugnação de candidatura proposta pelo Ministério Público Eleitoral da Comarca. A denúncia foi recebida pelo Juízo Criminal de Palmas no mesmo dia, mas o pedido de prisão foi negado. A Promotoria pretende recorrer.


Forjado
Andraschko já foi prefeito entre 2001 e 2004 e teve uma das contas de 2004 rejeitadas pelo Tribunal de Contas, por falta de licitação na contratação de fornecimento de alimentação aos atletas participantes dos Jogos da Juventude, realizados de 28 de maio a 5 de junho de 2004. Para conseguir uma liminar do TC que permitisse o registro de sua candidatura esse ano, ele teria teria forjado e montado um processo de dispensa de licitação para justificar a contratação da empresa que prestou os serviços de alimentação.


Verdes
A prefeita eleita pelo Partido Verde de Natal, Micarla de Sousa, se reúne neste sábado pela manhã com dirigentes do PV do Paraná. Na reunião, avaliam o crescimento do Partido Verde nacionalmente.  O PV nas eleições de 2008 elegeu 77 prefeitos, um aumento de 37,5% em comparação com 2004. No Paraná, foram eleitos 4 prefeitos e 35 vereadores pelo Partido Verde.


Aniversário
Entre as presenças confirmadas para o aniversário do deputado federal Ricardo Barros estão: Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara dos Deputados; Marcos Lima, chefe da Assessoria Parlamentar do Palácio do Planalto e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ). A festa acontece neste sábado e comemora também 20 anos de vida pública do parlamentar.


Em alta
O deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PSDB) apresentou duas emendas a Medida Provisória 446, chamada de MP das Filantrópicas. Ele quer derrubar o item que além de renovar automaticamente certificados de 2.274 entidades  impede recurso contra decisões do governo favoráveis.


Em baixa
O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, defende que a violência no Paraná seja combatida em suas causas e efeitos. “Só na Região Metropolitana de Curitiba são 19 assassinatos por fim de semana. É necessário investir na prevenção e na repressão”. Pior para o secretário Luis Fernando DelazaRI.