A postura do governo Requião e de seus aliados de desrespeito contumaz às leis e decisões da Justiça começa a deixar o grupo do governador cada vez mais isolado. Nos últimos dias, o peemedebista e seus asseclas foram atingidos por uma enxurrada de derrotas nos tribunais que ameaça colocar o Executivo estadual nas cordas. E reduzir ainda mais a já baixa credibilidade do atual governo.

Flagrante
Na briga envolvendo a Rádio e Televisão Educativa, por exemplo, o Tribunal Regional Federal não só confirmou as decisões do desembargador Edgar Lippmann, que proibiu o uso político da emissora, como determinou que, no próximo dia 12, a estatal volte a veicular notas de entidades representantes dos juízes e procuradores federais — sob pena de prisão em flagrante do diretor-presidente da RTVE, Marcos Batista, que também será investigado pela Polícia Federal por desobediência a uma ordem judicial.

Prejuízo
Outro que está na mira da Justiça é o assessor especial de Requião e presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos. Ontem, ele voltou a desrespeitar decisão judicial que o impedia de divulgar denúncias contra o desembargador Lippmann. O advogado do magistrado pediu que a multa — inicialmente fixada em R$ 10 mil em caso de desobediência — seja aumentada.

Desvio
O senador Flávio Arns (PT) considera acertada a decisão da Justiça de proibir Requião de utilizar a Educativa para ataques a adversários. “Não se trata de censurar ou não o governador”, opinou. “A medida da Justiça determina que a TV Educativa faça tão somente o que prevê suas finalidades, ou seja, oferecer à população programas educativos, culturais e de interesse da sociedade”.

Sandice
Sobre o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que furou três praças de pedágio, Arns afirma que sempre esteve “ao lado das manifestações legais contra os valores abusivos cobrados nos pedágios do Paraná”. Mas acrescenta que não pode ser conivente com a atitude do deputado, que, segundo ele, “além de praticar um ato ilícito pretendeu incitar uma população ordeira, como é a população paranaense, a segui-lo nessa sandice”.

Sem pressa
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), Ângelo Zattar, não demonstra preocupação em manter o Paraná como o primeiro Estado brasileiro a finalizar a apuração dos votos nas eleições 2008. “Isso não interessa. Se for possível, bem. Se não, bem também”. Nos últimos anos, o Paraná tem se mantido com o mais eficiente.

Inscrito
O deputado estadual Tadeu Veneri oficializou sua inscrição para disputar a indicação de candidato do PT à Prefeitura de Curitiba, nas prévias marcadas para o próximo dia 9 de março. Veneri tem o apoio do deputado federal Dr. Rosinha e deve enfrentar Gleisi Hoffmann, candidata do grupo formado pelos caciques da legenda no Estado (conhecido anteriormente como Campo Majoritário) e atual presidente estadual do partido.
 
Debate
O deputado defende que o PT realize, nas próximas semanas, nove debates entre os pré-candidatos, em cada uma das nove regionais da cidade. Pelo menos dois debates já foram confirmados. As datas e locais ainda não foram definidos. Cerca de 5,4 mil filiados petistas estão aptos a votar.

Em alta
O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA anunciou
ontem punições mais graves para motoristas que cometerem infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As multas a serem aplicadas poderão atingir valores
até cinco vezes maior que os atuais.

Em baixa
O governo de Goiás confirmou ontem mais uma morte por FEBRE AMARELA. Trata-se do garimpeiro S.P.A, de 53 anos, que residia no município de Crixás, na região Norte do Estado. Com esse caso, sobe para onze o número de vítimas da doença no País.