Além do caso Sanepar-Pavibrás, que pode até virar CPI, o governo do Estado terá nova batalha nesta ou na próxima semana na Assembléia Legislativa. É que o governo excluiu do projeto de lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do estado (LDO) enviado à Assembléia Legislativa, o item principal que especifica as propostas e metas para o Exercício de 2008. Nas justificativas, o Executivo decidiu transferir, por conta própria, a proposta para o Projeto do Plano Plurianual que deve ser apresentado ao Legislativo até o dia 30 de setembro. A oposição já avisou que se trata de uma medida inconstitucional. O deputado e membro da Comissão de Orçamento, Ademir Traiano (PSDB), disse que o projeto tal como foi apresentado pelo Executivo está inabilitado para tramitar nas comissões da Casa, uma vez que transfere ao Legislativo competência exclusiva do governo, ou seja, estabelecer onde e quanto serão aplicados recursos do Orçamento.


Coerência
O mundo realmente dá voltas. Ex-vice governadora durante a gestão Jaime Lerner, Emília Belinati foi convidada pelo governador Requião – arqui inimigo de Lerner – para um cargo na atual administração. Se o novo cargo vingar, o  partido Democratas pode pedir que ela se retire da legenda.


Alívio
Felicidade geral no Palácio Iguaçu. Amanhã é feriado, portanto não tem escolinha do governo.


Viagem
O governador Roberto Requião embarca para uma viagem internacional à França e Japão em meados de maio. A estimativa é que uma comitiva de 20 pessoas o acompanhem.  Tudo indica que a missão ao Japão será oficial, mas à França, não.. Desta vez, Requião dispensou a ajuda e o trabalho do chefe do cerimonial e relações internacionais do trabalho, Jacir Bergmann, que também não deve acompanhá-lo.


Sobrevida
Bergmann, assim como líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, estariam a um fio da demissão do cargo, mas eles ganharam uma sobrevida, segundo assessores do governo. Requião teria dito que só vai decidir sobre uma reforma no governo depois da volta da viagem.


Candidato?
O deputado estadual peemedebista Waldyr Pugliesi tem se aventurado nos discursos ácidos e nas frases de efeito nas constantes brigas com a bancada de oposição. Dia sim e dia também acusa o governo Lerner de ter causado um verdadeiro “dilúvio”, um “caos” e até um “terremoto” no Paraná. Tanto vigor tem uma explicação até simples. Está de olho no cargo de líder do governo na Assembléia, atualmente ocupado por Luiz Cláudio Romanelli, peemedebista que promete lutar com unhas e dentes pelo posto.


Prefeitos
A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) está convocando os 399 prefeitos do Estado para a eleição que escolherá a nova diretoria da entidade, marcada para hoje, às 9h30, na sede da Associação, em Curitiba. Só poderão votar e ser votados os sócios que estiverem em dia com as mensalidades da AMP. A posse está marcada para o próximo dia 7, às 10h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa. Uma única chapa concorre à eleição – “Por um Municipalismo Forte”, encabeçada pelo prefeito de Castro, Moacyr Fadel.


Cães
A Câmara Municipal  de Curitiba vai promover, dia 9 de maio, reunião para discutir projeto de lei que disciplina a exploração da atividade de locação de cães para fins de segurança e proteção de pessoas ou patrimônios, de autoria do vereador Manassés Oliveira (sem partido).


Em alta
Termina hoje o prazo de envio à Justiça Eleitoral a prestação de contas anual dos partidos políticos, relativa ao exercício de 2006. Cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais receber as contas dos diretórios estaduais.


Em baixa
O deputado Fábio Camargo (PTB) apresentou projeto de lei que pretende isentar da taxa de uso dos banheiros em rodoviárias do Estado. De acordo com a proposição, as pessoas que tiverem com passagem em mãos ficarão sentos da cobrança.