Incrível o cinismo da cúpula da Assembleia Legislativa para barrar a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito na Casa. Segundo o presidente da AL, Nelson Justus (DEM), não vale a pena criar CPIs porque elas não dão em nada, terminam em pizza, e só desgastam a imagem do Legislativo.


Confissão
Ao afirmar que não vale a pena criar CPIs porque elas não dão resultados concretos, Justus acaba indiretamente fazendo uma confissão de culpa e de incompetência do parlamento estadual. Afinal, se as comissões não chegam a lugar nenhum é por falta de empenho e interesse dos próprios deputados.


Laranja
Outro exemplo de cinismo foi dado pela direção da Casa para justificar o porque das cinco CPIs “laranja” propostas pela liderança do governo Requião nunca terem sido instaladas, nem arquivadas, apesar de continuarem na fila há dois anos. A alegação é de que isso não foi feito justamente para que novas CPIs não pudessem ser propostas.


Utilidade pública
Ontem, o deputado estadual Mauro Moraes (PSDB) se espantou ao descobrir que cerca de 80% dos projetos votados em plenário na Assembleia são de declaração de utilidade pública.”Vou apresentar proposição para reduzir esse número”, se apressou.



Serra em Curitiba
O governador do São Paulo, José Serra (PSDB), estará em Curitiba amanhã. A vinda foi estrategicamente marcada para o mesmo dia em que entra em vigor a lei antifumo. O prefeito Beto Richa (PSDB) será o anfitrião e pretende levar o governador e presidenciável tucano em audiência pública que acontecerá no Sítio Cercado.


Puxa votos
Por falar em PSDB, a cúpula do partido está pressionando alguns representantes do partido na Câmara de Curitiba para que disputem cadeiras na Câmara Federal nas eleições 2010. Reunidos ontem no gabinete do presidente do diretório estadual na Assembleia, deputado estadiaçl Valdir Rossoni, os vereadores foram orientados a prepararem o terreno, mesmo a contra gosto, para a candidatura. Mesmo sem chances reais de lograrem êxito e se elegerem deputados federais, os vereadores ajudariam a puxar votos de legenda para o partido. A estratégia, no entanto, não agrada gregos nem troianos.



Fichados (I)
A Câmara de Curitiba aprovou ontem, em primeiro turno, o projeto que torna obrigatória a identificação dos frequentadores de casas noturnas de Curitiba. A proposta, do vereador Roberto Aciolli (PV), pretende colaborar com eventuais investigações envolvendo frequentadores em incidentes criminais, como ocorreu na madrugada do dia 1º deste mês em uma casa noturna do bairro Batel, quando um homem saiu e voltou uma hora depois com uma arma, disparando contra as pessoas que estavam na entrada do estabelecimento.


Fichados (II)
Também foi aprovada subemenda, em parceria com o vereador Jonny Stica (PT), para que as informações gravadas sejam preservadas por  30 dias, a fim de instruírem eventual inquérito policial, administrativo ou ação judicial. Todos os estabelecimentos com capacidade acima de 100 pessoas também serão obrigados a instalar equipamento de gravação fotográfica de documentos .


 


Sem salários
O líder da oposição, deputado Élio Rusch (DEM), usou ontem a tribuna da Assembleia para denunciar que os funcionários da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos – vinculada à Secretaria de Agricultura, estão desde setembro sem receber salários.


Arquivado
O deputado federal Nelson Meurer (PP) contesta a inclusão de seu nome entre os parlamentares com a “ficha-suja”, com base em levantamento da ONG Transparência Brasil. Segundo Meurer, o procurador geral da República, Antonio Fernandes Barros e Silva já pediu o arquivamento do processo, que envolvia pendência com a Receita Federal, já que ele obteve o parcelamento do débito e concluiu a quitação da dívida.


Sonho
O secretário de Estado de Segurança, Luiz Fernando Delazari (PMDB). está tentado a sair candidato a deputado federal.


Frase do dia


“Nasci em Londrina e não tem jeito, sou Tubarão. Agora torcendo pra ele melhorar e voltar, pelo menos, para a primeira divisão do paranaense.


do prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), no Twitter, ao comentar a situação do seu time de coração, o Londrina


Parabólica
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal entrega hoje pela manhã um documento com mais de 100 assinaturas de parlamentares em apoio à Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do vôo 1907. As assinaturas de apoio estão sendo anexadas a um documento que esclarece as autoridades e órgãos de fiscalização nacionais e internacionais sobre as principais falhas e crimes atribuídos aos dois pilotos norte-americanos, Joseph Lepore e Jan Paladino, que conduziam o jato Legacy que colidiu com o Boing da Gol, em 29 de setembro de 2006. No documento está em destaque a preocupação com a prescrição do possível crime, que seria de quatro anos neste caso.


Em uma semana, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou três mil novos casos da gripe A no Paraná. Apesar do clima mais quente, os casos voltaram a ter uma pequena alta. Na semana anterior foram divulgados 28,9 mil casos, que saltaram para 31,8 mil no boletim de segunda-feira. No dia 3 de novembro, o boletim trazia 27,1 mil casos. Nada alarmante, mas mostra que o vírus da gripe A está longe de desaparecer.


Em alta
A  Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) concluiu os negócios ontemem seu maior patamar deste ano. As ações da Petrobras ajudaram o mercado brasileiro a “descolar” da Bolsa de Nova York, sua principal referência externa, afetada pelo desempenho decepcionante da produção industrial americana.


Em baixa
O  vice-prefeito de Guaratuba, José Ananias Santos Júnior,  é procurado pelos policiais por crime ambiental. Ele comandava um esquema de extração ilegal de palmitos. . Entre os detidos estão o ex-prefeito José Ananias dos Santos, pai do vice-prefeito, o procurador-geral do município, Jean Colbert Dias, além de fiscais do IAP e policiais.