Os constantes elogios do governador Roberto Requião ao diretor-jurídico da Paraná Previdência, Franciso Alpendre, que virou seu fiel escudeiro na guerra contra o Ministério Público do Estado (MP-PR), tem causado ciumeira no primeiro escalão do governo. Tem secretário morrendo de ciúmes do rapaz, que já encomendou até dossiê para levantar ficha dele. O tal secretário teme perder o lugar para Alpendre.
Clima
Quem também anda com os nervos a flor da pele é Stênio Garcia, presidente da Sanepar, além de Ter que controlar uma rebelião interna que se instalou para ficar, agora enfrenta a ira de integrantes de outras pastas, que fazem de tudo para derrubá-lo. O pivô é o de sempre: gastos exagerados em comunicação que viraram um prato cheio para os inimigos externos e internos. Há quem garanta que Requião está prestes a intervir na questão e daí tudo pode acontecer.
De camarote
Reza a lenda, no entanto, que o governador Roberto Requião adora observar uma briga de longe, principalmente se for na “família”. É esperar para ver.
Top top
O presidente do PT do Paraná, deputado federal André Vargas participa hoje, em São Paulo, de reunião do antigo Campo Majoritário do partido para discutir a eleição para a presidência do PT Nacional. Vargas ainda sonha com a indicação, apesar do presidente Lula já ter demonstrado preferência pela candidatura do ministro Marco Aurélio Garcia, aquele que ficou conhecido pelos gestos obscenos – o famoso “top top” – envolvendo o acidente com o avião da TAM em Congonhas.
Desenho
Na reunião, que terá a presença do atual presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, já deve se esboçar o desenho da sucessão. Um grupo de deputados federais defende que o atual presidente permaneça no cargo, caso contrário apresentarão o nome de Vargas para concorrer pelo campo majoritário.
Sete chaves
Foi aprovado pela Assembléia Legislativa um projeto de lei que obriga a Secretaria de Segurança Pública a divulgar as estatísticas sobre a criminalidade no Paraná, sempre mantido guardado a sete chaves quano são ruins e mostrados a exaustão quando sâo bons. A boa iniciativa, no entanto, não vingará, porque o governador Roberto Requião deve vetá-lo. A versão governista é que tais dados são estratégicos e que a divulgação atrapalharia o trabalho.
Para pior
Se a briga entre o governo do Estado e o Ministério Público Estadual está feia, pode piorar ainda. É que um grupo de promotores se dedica a investigar a formatação das principais licitações do Estado. Têm denúncias graves contra o assunto.
Encontro do titãs
Começaram os preparativos para a posse de Rodrigo Rocha Loures no segundo mandato como presidente da Federação de Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR). Será no dia 9 de outubro. O governador Roberto Requião será convidado pelo cargo que ocupa, mas o clima não será dos melhores, prevêem os assessores dos dois lados.
Em alta
A Câmara Municipal de Curitiba fará uma homenagem a Beto Richa nesta segunda-feira, pelo recebimento do prêmio de “Melhor Prefeito do Brasil”. Será às 16h, durante a sessão plenária, por iniciativa do líder do PSDB na Casa, Paulo Frote.
Em baixa
O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, faz palestra hoje em comemoração aos 60 anos do Tribunal de Contas da União (TCE-PR). Alguém duvida que a mulher, Gleisi Hofmmann (PT), dará o ar de sua graça no evento?