Tem peemedebista com ciúmes do espaço que o PT vem conseguindo no segundo mandato do governador Roberto Requião. A gota d´água foi a informação de que a ex-diretora da Itaipu e ex-candidata ao Senado Gleisi Hoffmann pode assumir a presidência da Copel.  Ela substituiria Rubens Ghilardi, que até então surgia entre os nomes intocáveis.

Tabuleiro de xadrez
Por falar em secretariado do governador Requião, a  demora para a escolha de novos nomes tem deixado os ocupantes de cargos comissionados de cabelo em pé. Os cargos dependem dos chefes, que podem ficar os mesmos ou mudar. Também há informações de que independente dos titulares das pastas, Requião quer cuidar diretamente das nomeações dos comissionados para evitar “panelinhas”. O detalhe é que para isso, segundo fontes palacianas, todos deveriam colocar os cargos à disposição. Há quem aposte que o governador vai colocar os indicados de um em secretaria de outros para ver o circo pegar fogo. Ninguém duvida.

Sobremesa
O governador Roberto Requião (PMDB) vai encaminhar para a Assembléia Legislativa uma mensagem que prevê a criação de 39 cargos de diretores de penitenciárias. O detalhe é que as tais penitenciárias ainda não existem. “Estes cargos são para a reserva. Esperamos que até o final do ano, já estejam concluídas as obras de contrução de 39 novas penitenciárias no Paraná”, explica o secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro.

Sessão fantasma?
A Assembléia Legislativa inicia hoje a convocação extraordinária para votar as mensagens de interesse do governo do Estado. Há que aposte na falta de quórum. É esperar para ver.

Escolinha
Acabou a folga. A nova “Lei de Licitações” do governo do Paraná, sancionada pelo governador Roberto Requião no final do ano passado, é tema da primeira Escola de Governo deste ano, que acontece amanhã. A reunião será realizada a partir das 8 horas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e contará com uma exposição sobre o assunto feita pelo procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda. Em tempo. A reunião será transmitida e retransmitida inúmeras vezes pela Paraná Educativa.

Locutor
Antes de se tornar conselheiro do Tribunal de Contas, o novo presidente Nestor Baptista já teve seus momentos de fama. Baptista foi locutor de rádio por muitos anos e estreou nos microfones em 1966, na Rádio Guairaqua. “É um craque do microfone e do futebol”, lembrou o conselheiro Heinz Herwig.

Noivo
Após deixar o PP, o prefeito de Maringá, Silvio Barros II, passou a ser sondado pelos mais diversos partidos. De PFL a PT. Por enquanto fica sem legenda e se mantém no grupo do senador Osmar Dias, que também o convidou para entrar no PDT.

Exportação
Mais um curitibano levando sua experiência ao Governo do Distrito Federal, trata-se de Paulo  Henrique Munhoz da Rocha que foi nomeado pelo Governador Jose Roberto Arruda como  Sub-Secretario de Transportes e dirigente da DF Trans empresa de gerenciamento dos trans-  portes publico de Brasília. Em Curitiba, Munhoz da Rocha já exerceu diversas diretorias de  orgãos publicos como o ICS, IPPUC, IPMC, foi Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, e Diretor do IPÊ além de consultor de diversas empresas e professor da Unibrasil.

Em alta
O desembargador. Clotário de Macedo Portugal Neto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, inaugura nesta semana três Fóruns Eleitorais no interior: em Cianorte,   Arapongas e  Nova Jacarezinho.

Em baixa
A primeira “celebridade” política do Paraná a se desfiliar do PT foi Doutora Clair, que não conseguiu se reeleger. Há informações de que o partido deve perder mais filiados nos próximos dias. Uns vão para o PMDB, outros para o PCdoB e  alguns para o PPS.