O vice-líder da oposição, deputado Élio Rusch (DEM), questionou ontem a situação da Cohapar, que, segundo ele, de referência nacional se transformou hoje em uma empresa paralisada pela crise financeira. De acordo com Rusch, mais de 50 projetos não saem do papel por falta de recursos e os fornecedores estão há seis meses sem receber.
Fritura
O deputado levantou a suspeita de que o próprio governador Roberto Requião (PMDB) estaria agindo para “fritar” o presidente da companhia, Rafael Greca, que de adversário político na era Lerner virou neo-aliado nos últimos anos. E lembrou que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, esteve no Paraná anunciando a construção de 800 casas pelo Plano de Aceleração do Crescimento, mas as obras até agora não andaram.
O Porto de novo
O deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da Oposição na Assembléia, voltou a ocupar a Tribuna para denunciar a inércia da administração do Porto de Paranaguá para resolver gravíssimos problemas que podem inviabilizar a operação do terminal e propiciar a ocorrência de um grave acidente. “A questão da dragagem continua sem solução”, disse Rossoni. “Uma licitação para a realização da dragagem poderia ser feita em 45 dias. Estamos há mais de 60 dias discutindo. Até agora nada aconteceu. A superintendência não tomou atitude. Parece que estão esperando acontecer um acidente com prejuízos incalculáveis para só daí tomar uma providência”.
Príncipes
Os boatos sobre um suposto acordo branco envolvendo tucanos e peemedebistas paranaenses para as eleições de 2010, que estaria sendo articulado por um grupo de parlamentares “jovens” liderados pelo deputado Alexandre Curi (PMDB) provocaram risos ontem na Assembléia. O líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), apelidou o grupo de “príncipes” da política estadual.
Itaipu na berlinda
Foi aprovado ontem em Brasília, o requerimento do deputado federal Eduardo Sciarra (Democratas-PR) que convida Jorge Samek, Presidente do Consórcio Itaipu Binacional, Fernando Xavier Ferreira, ex-Presidente da mesma empresa, bem e José Antonio Muniz Lopes, Presidente da Eletrobrás, a comparecer a Audiência Pública na Comissão de Minas e Energia, para prestar esclarecimentos sobre o Tratado de Itaipu e as relações com o Paraguai.
Fiscalizador
O novo procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPjTC), Elizeu de Moraes Corrêa, estabeleceu como prioridade de seu mandato a fiscalização no cumprimento dos índices constitucionais de investimentos em educação, saúde e gastos com pessoal pelos gestores públicos paranaenses. Elizeu toma posse, na tarde de hoje.
Palestras
O Tribunal de Contas do Paraná (TC/PR) promove, a partir de hoje, um ciclo de palestras de atualização dos servidores municipais, estaduais e da própria Corte sobre a contabilidade pública. Os eventos integram o calendário da Escola de Gestão Pública, instituição inaugurada em março. “Queremos propiciar uma maior qualificação aos profissionais de contabilidade que atuam na administração pública”, afirma o presidente do TC, conselheiro Nestor Baptista.
Em alta
A Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados aprovou a criação de seis novas escolas federais de educação profissional e tecnológica no Paraná. Elas serão instaladas em Foz de Iguaçu, Jacarezinho, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e Paranaguá.
Em baixa
O Ministério Público Federal em Francisco Beltrão propôs uma ação civil pública contra a União, para que seja realizado patrulhamento e policiamento na fronteira do Paraná com a Argentina, de Barracão a Capanema. O alvo são contrabandistas e traficantes de armas e drogas.