A nova “explosão” de fúria do governador Requião na “escolinha”, desta vez contra o programa CQC da TV Bandeirantes, que expôs o uso politiqueiro da distribuição de ônibus para transporte escolar, revela de forma cabal a “ética” requianista. Revoltado, o peemedebista desferiu adjetivos costumeiros de “canalhice”, entre outros, contra o CQC. Quando o mesmo programa levou ao ar reportagem questionando o déficit de vagas em creche em Curitiba, porém, Requião elogiou a iniciativa.

Dois pesos
Com Requião é assim. Se a imprensa denuncia os adversários, cumpre a sua obrigação. Se questiona o seu governo, não presta — ou está a mando de interesses escusos. Prova disso é que mais recentemente, por exemplo, o mesmo governador não só elogiou como reproduziu na TV Educativa as denúncias veiculadas pela imprensa local e nacional sobre um suposto caixa dois envolvendo ex-candidatos do PRTB que apoiaram a campanha de reeleição do prefeito Beto Richa (PSDB).

Jogo de cena
O convite do PMDB ao PT para conversar sobre 2010 esconde as reais intenções do partido. Ao exigir que os petistas escolham entre a candidatura de Orlando Pessuti e a do senador Osmar Dias (PDT), os peemedebistas procuram uma desculpa para um futuro rompimento com o partido de Lula, com vistas a uma aliança com o PSDB de Beto Richa. Entre os peemedebistas mais tucanos, prevalece a esperança de que a briga atual seja deixada em segundo plano para uma composição lá na frente com os tucanos.

Bate assopra
Requião fustiga Beto Richa em público, mas afaga tucanos e seus aliados nos bastidores. Segundo interlocutores próximos do governador, o peemedebista continua recebendo integrantes do PSDB em particular, e estaria programando um almoço com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) – aliado de primeira hora do governador paulista e presidenciável tucano, José Serra.

Mensalão
O deputado federal paranaense Gustavo Fruet (PSDB) disse ontem que a denúncia oferecida pela Procuradoria da República em São Paulo contra o banqueiro Daniel Dantas comprova a relevância do trabalho da CPMI dos Correios, que funcionou entre 2005 e 2006. Subrrelator de movimentações financeiras da comissão, Fruet foi responsável por dissecar a participação das empresas de Dantas no esquema do mensalão — acusação agora reforçada pelo procurador Rodrigo de Grandis, que cuidou do caso.

Origem
Segundo o tucano, na época a comissão identificou na conta-mãe do esquema a entrada desses recursos e pediu documentação às empresas controladas pelo grupo Opportunity, de Dantas: Brasil Telecom, Telemig Celular e Amazônia Celular. Os documentos não chegaram a ser enviados para a CPMI, mas, ao final dos trabalhos, Fruet insistiu na importância de que fossem remetidos para a Polícia Federal e o Ministério Público, responsáveis pelas investigações posteriores. “Tudo começou aí”, diz o deputado.

Recesso
O presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), negou ontem
que a Casa vá antecipar o início do recesso, previsto para o próximo
dia 15, encerrando os trabalhos nesta semana. Justus, porém, admitiu
que há pouca coisa polêmica ou significativa para votar, já que
questões como a ampliação da licença-maternidade para 180 dias e a Lei
de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010 já foram aprovadas nesta
semana.

Só depois
Justus garante que as sessões vão se estender até a próxima semana,
como previsto no calendário. Mas confirmou que determinados projetos
para os quais não há consenso, como o que trata da proibição do fumo em
locais fechados, devem ficar para serem votados somente a partir de
agosto.

Reincidente
A Primeira Câmara do Tribunal de Contas aplicou seis multas ao
ex-prefeito de Marilena (Noroeste), José Aparecido da Silva,  por
irregularidades em contratações de agentes de saúde. Ele descumpriu
prazo de resposta estabelecido pelo TCE em pelo menos sete ocasiões. As
multas somam R$ 684,90.

Agenda
Partidos da base do governo Lula no Paraná realizam na próxima segunda-feira, no plenário da Assembleia, um ato público em defesa da Petrobrás e do monopólio da empresa na exploração das reservas de petróleo brasileiro.

Em alta
O CODEFAT aprovou ontem a redução de até 30% nos spreads cobrados pelos bancos públicos nas linhas de crédito do Programa de Geração do Emprego e Renda (Proger), que utilizam recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Em baixa
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara rejeitou ontem, por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que propõe o TERCEIRO MANDATO para cargos do Executivo (prefeitos, governadores e presidente da República).