O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Paraná devolveu o processo do concurso para novos cartórios à Comissão Organizadora, que está novamente com a tarefa de resolver problemas jurídicos da proposta. O assunto está na pauta da próxima reunião do grupo na terça-feira que vem. Alguns desembargadores, no entanto, acham mais fácil fazer um novo concurso que resolver as pendências jurídicas do atual.
Ironia
O senador Osmar Dias (PDT) reagiu com ironia quando questionado sobre as suspeitas levantadas por Requião (PMDB) sobre o resultado das urnas. Após a reeleição, Requião questionou a lisura do processo eleitoral. “Será que ele acha que eu ganhei a eleição? O Requião que vocês viram durante a campanha não era ele. O que vocês viram hoje, esse sim é o Requião”, disparou Osmar.
Favorecido
Chegam a ser risíveis, se não fossem patéticas, as declarações do governador reeleito Roberto Requião (PMDB) questionando as pesquisas eleitorais sobre a última disputa pelo governo. Se os institutos erraram, foi sempre a favor do peemedebista, já que apontavam diferenças em relação ao adversário, Osmar Dias (PDT), que não se confirmaram nas urnas — nem no primeiro, nem no segundo turno.
Compostura
Quem conhece Requião não esperava outro comportamento do governador que não a coleção de imprompérios raivosos exibidos na entrevista coletiva de ontem. Afinal, esperar altivez do peemedebista nesse momento seria muita ingenuidade. O que se poderia cobrar, porém, seria um mínimo de compostura para alguém que tem justamente a responsabilidade de mediar conflitos, não de estimulá-los.
Metade mais um
Não custa nada lembrar, entretanto, que a democracia é o sistema político em que os conflitos são intermediados de forma a proteger o interesse da maioria sem ferir os direitos da minoria. E que Requião, goste ou não, será o governador não só dos 50,1% que votaram nele, mas também dos 49,9% que o rejeitaram. O recado que ele deu a esse eleitor na coletiva de ontem, infelizmente, foi o oposto.
Reação
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná se reúne hoje para discutir as insinuações levantadas pelo governador reeleito, Roberto Requião (PMDB), sobre a suposta manipulação da apuração no segundo turno da eleição para o governo. Os juízes do TRE não gostaram nada das declarações.
Reclamão
O diretor-geral do TRE, Ivan Gradowski, contestou ontem as declarações de Requião. “Não há razão racional para esse comportamento do governador”. Segundo ele, o peemedebista deveria “aplaudir” o sistema de votação eletrônica, que já vem sendo adotado há mais de uma década sem qualquer problema concreto. “Esse procedimento do governador é inusitado”, avaliou.
Em alta
As TRANSFORMAÇÕES NO PSDB devem começar imediatamente. O grupo liderado pelo prefeito Beto Richa e pelo líder de oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni, já insinuou que a turma ligada a Requião se retire do partido.
Em baixa
A eleição acabou, mas os deputados estaduais continuam não querendo nada com o plenário da Assembléia Legislativa. Ontem, pouco mais de vinte dos 54 parlamentares apareceram na sessão de ontem. As votações estão paralisadas desde agosto.
* Esta coluna foi elaborada por Josianne Ritz com a colaboração dos editores do Jornal do Estado.