A decisão da Assembleia de regulamentar a Polícia Legislativa, com o apoio de oficiais da Polícia Militar, provocou ontem um confronto entre seguranças da Casa e assessores parlamentares. Um grupo de seguranças resolveu tirar satisfações da Mesa Executiva – autora da iniciativa – procurando Sérgio Monteiro, chefe de gabinete do presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM). Como não o encontrou, o grupo interpelou Lourival Vieira Júnior, chefe de gabinete do primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PMDB). O confronto acabou em bate-boca, e Lourival teria sido agredido, segundo relato de parlamentares. A PM chegou a ser chamada para apartar a briga. A Assembleia divulgou nota oficial afirmando que tudo não teria passado de um mal entendido, gerado pela discussão entre dois funcionários. Ninguém foi agredido, nenhum parlamentar sofreu qualquer tipo de constrangimento, garantiu a assessoria da Casa.

Metropolitana
Os deputados aprovaram ontem, em segundo turno, projeto que inclui na Região Metropolitana de Londrina, os municípios de Primeiro de Maio e Alvorada do Sul. A RML já inclui, além de  Londrina, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana. Também foi aprovada a emenda apresentada pelo deputado Douglas Fabrício (PPS) que inclui ainda à região o município de Assaí.

 

Congelado
Os coordenadores de campanha estão com o cabelo em pé por conta da indefinição do cenário eleitoral no Paraná. É que sem o quadro de candidatos e alianças, não há como fazer planejamento de gastos, montar equipes de trabalho, etc. Com isso, está tudo congelado à espera da decisão de Osmar Dias (PDT).

Neutralidade
O PP anunciou ontem que vai ficar neutro na disputa presidencial. Ou seja, não apoiará oficialmente nem a candidata do PT, Dilma Roussef, nem o presidenciável do PSDB, José Serra. A decisão é uma forma de permitir que o partido fique livre também para fechar as coligações mais convenientes nos Estados.

Roubado
O presidente do diretório estadual do PSL, Ademar Borghetti, teve o carro arrombado na manhã de ontem, quando entrou no Buffet Ilha do Mel, em Curitiba, para deixar o material que vai ser usado na convenção do partido. Os bandidos levaram uma pasta com documentos do partido e de pré-candidatos. Ademar é primo do vereador Juliano Borghetti e da deputado estadual Cida Borghetti.

Sob risco
O assessor especial do Ministério dos Esportes para Copa do Mundo de 2014, Ricardo Gomyde (PC do B), pode ter a candidatura de deputado federal impugnada pela Justiça Eleitoral. Por conta de pendência herdada da época em que era presidente da Paraná Esportes, o comunista consta na lista encaminhada pelo Tribunal de Contas (TCE) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR).

14 ausentes
Parte dos vereadores de Curitiba está indignada com alguns colegas de parlamento por conta da ausência na sessão da manhã de ontem, quando foi votada a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo relato dos presentes, se a bancada de oposição não tivesse comparecido em peso, não haveria quorum para a votação mais importante do ano. Faltaram ou justificaram ausência: Renata Bueno (PPS), Caíque Ferrante (PRP), Francisco Garcez (PSDB), Omar Sabbag (PSDB), Mara Lima (PSDB), Jair Cézar (PSDB), Clementino Vieira (PMDB), Roberto Acioli (PV), Emerson Prado (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Aldemir Manfron (PP), Denílson Pires (DEM), Beto Moraes (PSDB) e Zé Maria (PPS).

Nada
Os representantes do PMDB na Câmara de Curitiba criticavam ontem o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) encaminhada pelo prefeito Luciano Ducci (PSB), quando foram interrompidos pelo vereador Serginho do Posto (PSDB). Nem o Pessuti, nem Requião, mandaram um centavo para assistência social em Curitiba, disparou.

Improbidade
A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Prudentópolis, na região de Guarapuava, apresentou nesta semana três ações civis públicas por improbidade administrativa contra o prefeito da cidade, Gilvan Pizzano Agibert (PPS). O Ministério Público acusa o prefeito de favorecimento de empresas em licitações do Município, publicidade pessoal à custa de dinheiro público e de uso indevido de veículo oficial. Se condenado, ele pode sofrer a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, devolução do dinheiro gasto indevidamente ao erário e pagamento de multa.

Parabólica
O Regimento de Polícia Montada (RPMon) Coronel Dulcídio da Polícia Militar do Paraná promove a Prova Hípica – Concurso de Saltos que fnos dias 2, 3 e 4 de julho, no quartel do RPMon, no bairro Tarumã.

Em alta
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), aparece, pela primeira vez, liderando a pesquisa eleitoral do Ibope. Ela tem 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra.

Em baixa
Agrotóxicos são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização;É o que apontam os novos dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para.).