A autorização que a Assembléia Legislativa deu ao governo do Estado para entrar no ramo do lixo nas regiões metropolitanas foi questionada na Câmara Municipal, pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). “Em Curitiba, esta questão vem sendo bem resolvida pelo prefeito Beto Richa e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tanto que o edital será lançado no próximo dia 28, com a participação da capital e mais 14 municípios”, disse o parlamentar.
Outro papo
Quanto à Sanepar entrar no consórcio do lixo em Curitiba, Mario Celso achou até simpático e saudável, mas fez uma ressalva: “daí a entrar como gestora é outra história. Primeiro, porque a Sanepar tem que cuidar e resolver o problema de esgoto, deficiente em vários municípios, incluindo Curitiba, onde existem 1,5 mil locais de despejo irregular. Segundo, da qualidade da água, hoje com vários focos de reclamações, e, depois, contratar técnicos com experiência na área do lixo”.
Concurso
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu 15 dias de prazo para que o superintendente dos Portos de Paraná e Antonina (Appa), Eduardo Requião, apresente documentos sobre contratação de pessoal, através de concurso público. O Tribunal suspeita da licitude do processo.
Silêncio contundente
Passadas duas semanas da rumorosa demissão do procurador e braço direito do governador, Sérgio Botto de Lacerda, que saiu do cargo atirando e acusando seu ex-chefe de omisso e desleal, Roberto Requião não foi capaz de dizer uma palavra publicamente sobre o episódio. Também se calou sobre a troca pública de acusações de outros dois de seus comandados – o presidente do conselho de Administração da Sanepar, Pedro Henrique Xavier e a procuradora Geral do Estado, Jozélia Broliani.
Falastrão
Consta que Requião teria comentado entre seu círculo mais próximo que não falaria sobre o assunto porque se tratava de briga pessoal. Na verdade, o governador apenas confirma aquilo que já é sabido: age como um falastrão quando se trata de atacar adversários, mas fica quietinho quando os problemas envolvem sua própria administração.
Desculpas
Essa história de Requião dizer que não vai se intrometer no caso sob a desculpa de que se trata de uma briga pessoal também não colaO governador não tem o direito de se omitir, já que em última instância, o peemedebista é diretamente responsável por tudo o que acontece em sua gestão, o que aliás ele faz questão de sublinhar quando lhe convêm exibindo um comportamento extremamente centralizador e despótico, típico de bedel de escola.
Quórum
Contrariando as previsões mais pessimistas, tanto a Câmara de Vereadores de Curitiba como a Assembléia Legislativa tiveram quórum razoável na última quarta-feira, véspera do feriadão da Proclamação da República. Apenas cinco dos 38 vereadores decidiram emendar os festivos. Na Assembléia, presença de 35 dos 54 deputados estaduais.
QG ruralista
Representantes da Comissão de Agricultora do Congresso Nacional realizaram sessão especial na tarde de ontem no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, durante a 8ª Expovel. Os deputados Dilceu Sperafico, Abelardo Lupion, Cezar Silvestre, Alfredo Kaefer, Eduardo Sciarra e Celso Maldaner ouviram, durante quase três horas, depoimentos de produtores rurais e lideranças de diversas entidades. Os parlamentares produzirão um relatório que será levado à bancada ruralista do Congresso Nacional, composta de 140 membros.
Em alta
O prefeito Beto Richa ontyem em Tianjin, na China, em palestra no Fórum Internacional de Prefeitos sobre o Desenvolvimento Urbano Sustentável, que o desenvolvimento das cidades só se dará se for integrado com ações ambientais.
Em baixa
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) está cobrando punição contra o prefeito de Paranaguá (PR), José Baka Filho (PDT), que teria agredido fisicamente o vereador Nélio Valente Costa (PT) na terça-feira. Baka Filho teria dado um soco no rosto do vereador.