No dia 5 de novembro a Câmara de Curitiba instala a Comissão para Assuntos Metropolitanos. Ontem, as lideranças dos partidos se reuniram para tratar da composição da nova comissão, que pretende ser um elo para o diálogo entre os legislativos da Grande Curitiba. Um detalhe, os líderes acertaram que os indicados para compor 1a comissão não poderão ser candidatos em 2010, para evitar os conflitos de interesse.


Construindo o Parlamento
A Comissão para Assuntos Metropolitanos também pode ser o embrião para algo maior, como sonha o vereador Algaci Túlio (PMDB). Para o vereador, o ideal é que fosse criado o Parlamento Metropolitano, com representantes de todas as câmaras da Região Metropolitana, e local onde de fato poderiam ser discutidos os problemas inerentes à RMC.


Melhor que a Comec
Apesar da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) já intermediar  ações com os municípios, ela não teria a agilidade que um Parlamento pode alcançar, defende Algaci Túlio. O Parlamento poderia também ser um impulso a mais para os municípios que possuam uma Secretaria especial de assuntos Metropolitanos — como tem Curitiba,mas com ação limitada até pela falta de secretarias semelhantes nos municípios vizinhos — e também para a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). No Parlamento ocorreriam as discussões mais aprofundadas.



Meta
O Partido Progressista do Paraná faz hoje em Curitiba um encontro com lideranças e possíveis candidatos em 2010. Entre eles os deputados federais Ricardo Barros, Dilceu Sperafico e Nelson Meurer e os estaduais Cida Borghetti, Ney Leprevost, Antonio Belinati e Duílio Genari. Segundo Barros, que disputará uma vaga para o Senado, nas eleições de 2010 o PP pretende eleger de quatro a cinco deputados federais e de cinco a seis deputados estaduais.
 
Abandono
O Tribunal de Contas deu prazo de 90 dias para que a Prefeitura de Sarandi (Noroeste) dê uma destinação útil para uma construção que está abandonada no município há mais de uma década e que deveria abrigar o Abatedouro Municipal. A sugestão do TC é de que a obra seja reformada, para abrigar atividades públicas úteis aos cidadãos, ou vendida, por meio de licitação. Segundo denúncia de uma ONG, o abatedouro abandonado teve componentes e equipamentos – como janelas e azulejos – roubados ou depredados.


Devolução
O TC também manteve decisão que determinou à prefeitura de Itaperuçu (Região Metropolitana de Curitiba) e à prefeita em 2004, Rosa Chevônica Joekel, a devolução de R$ 73 mil aos cofres do Estado. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, entidade que repassou esses recursos, a Prefeitura não  aplicou a verba no transporte escolar aos alunos da área rural, objetivo do convênio. No recurso, a ex-prefeita alegou que os recursos foram remanejados para obras escolares, uma vez que o transporte dos alunos já estava atendido.O atual prefeito, José de Castro França, nega que o dinheiro tenha sido revertido para outro fim.


No Cindacta
O vereador de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), visitou as dependências do Cindacta II, onde foi recebido pelo comandante do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, Coronel Aviador Leonidas de Araújo Medeiros Júnior. O líder do prefeito Beto Richa na Câmara Municipal estava acompanhado do Diretor Geral da Rede Massa, jornalista Acácio Costa e do apresentador e produtor da NET/TVA Johnny Luiz Chemberg. Todos foram recepcionados pelo Alto Comando do Cindacta II e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Centro de Operações e as novidades em termos de tecnologia de segurança.


Agenda
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello é convidado do Iesde, Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino, para gravar a conferência: “O Supremo Tribunal e a Eficácia da Ordem Jurídica”, em Curitiba, hojeàs 19 horas, no Auditório Vitória Régia, em sue sede da Alameda Dr. Carlos de Carvalho. Esta é segunda vez que o Ministro visita Curitiba a convite do Iesde.  Ao todo serão três conferências que possibilitam o aprofundamento dos estudos da constituição brasileira. Marco Aurélio Mello ministra outra conferência em Curitiba em novembro. Esta é segunda vez que o Ministro visita Curitiba a convite do Iesde. Ao todo serão três conferências que possibilitam o aprofundamento dos estudos da constituição brasileira. Marco Aurélio Mello ministra outra conferência em Curitiba em novembro.



Acontece hoje, das 15h às 17h, na sede do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), a primeira reunião da Comissão Julgadora do Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho.  Presidida por Marco Aurélio de Mello (Ministro do Supremo Tribunal Federal), a comissão julgadora é composta pelos juristas René Ariel Dotti, Miguel Reale Neto, Clèmerson Merlin Clève, Manuel Alceu Afonso Ferreira, Eduardo Rocha Virmond, Newton de Sisti, Rodrigo Xavier Leonardo e Luis Edson Fachin.  Estarão também presentes os membros da Comissão Organizadora, composta por José Lucio Glomb (Presidente do IAP), José Carlos de Almeida e Alfredo Assis Gonçalves Neto.


Em alta
O governo vai anunciar ainda em outubro a retirada do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre os produtos reciclados.  A informação foi divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O objetivo é estimular a cadeia produtiva .


Em baixa
 Em reunião com a Comissão de Serviço Público na Câmara de Curitiba, ontem, a empresa NET Comunicação, de  tv a cabo, comprometeu-se a melhorar o atendimento aos consumidores. A Câmara tem recebido muitas reclamações sobre a empresa.