O tempo passa, mas na Assembléia Legislativa a história é sempre a mesma. As regras são interpretadas de acordo com a conveniência do governo de plantão. Foi assim ontem, na destituição do “rebelde” deputado Mauro Moraes (PMDB), da Comissão de Constituição e Justiça, por se atrever a contrariar as ordens do governador Requião na discussão do reajuste do funcionalismo.
Rito sumário
Na segunda-feira, perguntado sobre as ameaças contra Moraes, o presidente da CCJ, deputado Durval Amaral (DEM), garantiu que a substituição dos membros da comissão só poderia ser feita através de um pedido formal do líder de bancada partidária à Mesa Executiva da Casa. A Mesa Executiva, por sua vez, comunicaria a CCJ. Ontem, porém, Moraes foi afastado da comissão em plena reunião da mesma, por um simples ofício repassado na hora pelo líder do PMDB, Waldyr Pugliesi.
Cartões
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos aprovou ontem a convocação do secretário de controle interno no Palácio do Planalto, José Aparecido Nunes, e do assessor do senador Alvaro Dias (PSDB/PR), André Fernandes, apontados nas investigações como responsáveis pela divulgação do suposto dossiê da Casa Civil, com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de Ruth Cardoso. A CPI também aprovou pedido à Polícia Federal para realização de perícia no computador usado por André Fernandes.
Mais três
Os juízes do TRE/PR cassaram mais três vereadores acusados de infidelidade partidária na sessão de ontem. Perderam o mandato, Ailton Alves de Oliveira, de São José dos Pinhais, que se elegeu PMDB e foi para o PSDB; Synésio Brandão Borges, de Ribeirão do Pinhal, que trocou o PP pelo DEM; e Paulo Castagnoli, de Campo Largo, que deixou o PSDB e foi para o PSDC. Com os julgamentos de ontem, já são 64 os vereadores infiéis paranaenses cassados.
Lavou as mãos (I)
Com respeito à matéria “Sem programa, TVs laranja não funcionam”, publicada ontem, o Grupo Cequipel informa que os monitores educacionais adquiridos pelo Governo do Estado foram entregues já equipados com software para exibição de conteúdos de áudio e vídeo de acordo com as especificações do edital. O equipamento é preparado, por exemplo, para exibir arquivos no formato MP3, imagens no formato JPEG e vídeo no formato MPEG e DIVX, bastando que os conteúdos sejam gravados em pen-drive.
Lavou as mãos (II)
A empresa, no entanto, informou que a responsabilidade de novos softwares é do governo do Estado, já que deve ter criado novas necessidades para os aparelhos.
Gota d´água
Desentendimentos com o ministro paranaense Reinhold Stephanes, da Agricultura, teriam sido a gota d´água para a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente, que entregou ontem o pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O motivo das discussões era o plantio de cana. Para Marina, Stephanes incentiva o plantio de cana em áreas degradadas da Amazônia, do Pantanal e da Mata Atlântica.
Filosofia
“O crime nasce no interior de cada pessoa e se manifesta nas relações humanas”, do coronel Anselmo de Oliveira, comandante geral da Polícia Militar. na reunião semanal da Escola de Governo, sobre novos projetos para aumentar a segurança.
Em alta
Antes mesmo do fim dos estudos do trem-bala ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, o governo incluiu no Plano Nacional de Viação um novo trem de passageiros. O trecho, que ainda será estudado, passaria por Belo Horizonte (MG) a São Paulo seguindo para Curitiba.
Em baixa
As Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Câmara
dos Deputados, em Brasília, fazem hoje uma diligência amanhã aos
municípios de Cascavel e Ortigueiras para apurar denúncias referentes ao uso de milícias armadas ilegais contra trabalhadores rurais.