Cooptação
O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, acusou ontem o secretário de Estado do Meio Ambiente, Raska Rodrigues, de estar cooptando pré-candidatos peemedebistas à Assembleia Legislativa, para o Partido Verde, com a promessa de uma eleição mais fácil. Segundo Pugliesi, os “verdes” estariam alegando que para se eleger pelo PMDB o candidato precisará de no mínimo 50 mil votos, contra 10 mil pela legenda “ecológica”.
Bilhete
O dirigente peemedebista afirmou que é inadmissível que integrantes do governo faça esse tipo de jogo. E comparou a tentativa de cooptação à “venda do bilhete premiado da eleição fácil”.
Substituição
“Se a esposa resolve sair de casa, o marido tem que buscar outra parceira”. A frase é do deputado estadual Nereu Moura autor da proposta de que o PMDB do Paraná abandone a canoa da ministra Dilma Roussef para desembarcar na campanha do presidenciável do PSB, deputado Ciro Gomes (CE).
Consolidado
O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, garantiu ontem em Brasília, ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que o partido apoiará o tucano caso ele seja candidato ao governo do Paraná em 2010. Campos lembrou que a legenda tem uma aliança consolidada com Beto Richa em Curitiba, tanto que o vice-prefeito Luciano Ducci é do partido.
Irreversível
A possibilidade de o PSB não apoiar Richa surgiu com o nome de Ciro Gomes como candidato do partido à Presidência da República. “O PSB continuará com Beto Richa no Paraná, isso é irreversível”, disse o presidente estadual do PSB, Severino Araújo, presente ao encontro ao lado de Ducci.
Luluzinhas
Não estava na agenda, mas a presidente estadual do PT, Gleisi Hoffmann, pré-candidata a senadora, furou o cerco. A petista levou 28 das 32 prefeitas paranaenses para falar com a ministra-chefe da Casa Civil e candidata à sucessão do presidente Lula, Dilma Rousseff, em Brasília. Em tempos de queda nas pesquisas, Dilma distribuiu sorrisos pensando no votos que elas têm em suas cidades.
Troca
Em Brasília, Gleisi nem viu o marido, ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Enquanto por quatro dias, desde terça até amanhã, a mulher trocou Capital do Estado pela Capital Federal, o marido trocou Brasília pelo Sul do País. Ontem, por exemplo, ele estava no Sudoeste do Paraná, onde lançou programas para produtores.
Tempinho
Paulo Bernardo e o governador Requião vão ter tempo para se entenderem neste final de semana e até falar da sucessão estadual e presidencial. Amanhã, os dois se encontram em Guaratuba, no Litoral do Paraná, para assinar ordem de serviço para construção de casas com dinheiro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Copa
O líder da bancada do prefeito Beto Richa na Câmara Municipal, vereador Mário Celso Cunha (PSB), participou ontem em Brasília de reunião com os ministros do Esporte, Orlando Silva e das Cidades, Márcio Fortes, para apresentar o relatório sobre os preparativos de Curitiba para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Segundo ele, o relatório foi muito bem recebido, já que Curitiba seria uma das poucas cidades-sede do evento que estaria com o cronograma em dia, e com propostas concretas, “sem improvisação”.
Estádio
Entre as prioridades da Capital paranaense para obtenção de recursos federais estão, além da reforma do estádio do Atlético, a construção do metrô e demais obras para melhoria da mobilidade. Para isso, a cidade deve se credenciar para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Além disso, estuda-se formas de viabilizar juridicamente a obtenção de financiamento do BNDES para a reforma do estádio.
Agenda
A passeata de encerramento da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente será nhoje Centenas de pessoas ligadas a entidades de proteção a crianças e adolescentes vão apresentar as diretrizes definidas durante a semana. O grupo sairá às 9h, da Praça Santos Andrade, e segue em direção à Boca Maldita, na Rua XV de Novembro.
Em alta
O Congresso Nacional promulgou ontemProposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o
número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. Em Curitiba, serão mais três vereadores suplentes.
Em baixa
O promotor de Defesa do Patrimônio Público de Foz do Iguaçu, Leonardo Vilhena, vai analisar denúncia do vereador Zé Carlos (PMN) sobre o excesso de cargos comissionados na Prefeitura. O Foz do Iguaçu tem aproximadamente 325 mil habitantes e 306 cargos comissionados.