O líder da bancada de oposição, deputado Elio Rusch (DEM), apresentou ontem requerimento nesta  pedindo à Copel que suspenda o recadastramento que está sendo exigido aos produtores rurais paranaenses como condição para que continuem isentos de tributação na fatura de energia elétrica.  Em uma primeira etapa, a Copel enviou correspondência a 146 mil agricultores concedendo um prazo de 17 dias (de 11 a 27 de outubro) para atualizarem o cadastro. Deve chegar a 350 mil o número de produtores que recebem o benefício.


Triagem
Rusch pede uma reavaliação do processo e mudanças no critério de triagem das propriedades de lazer. “Se há alguma dúvida quando à atividade agrícola, é preciso encontrar outro caminho para apurar, que não seja oneroso ao trabalhador rural. Os agricultores cadastrados na Copel são também registrados na Prefeitura e na Secretaria da Agricultura. Podem cruzar os dados”, argumenta.


Revolta
Segundo a oposição, o comunicado da companhia provocou revolta na classe produtora por causa do curto prazo dado e também porque o processo de recadastramento exige uma série de documentos e um laudo técnico.  Em caso de perderem o benefício pelo não recadastramento os agricultores passarão a pagar 70% a mais pela energia


Grampos
O deputado estadual Fabio Camargo (PTB) quer que a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) indique um representante para acompanhar os trabalhos da CEI dos Grampos, que deve ser instalada na próxima semana. Ontem ele se reuniu com o presidente da entidade, Miguel Kfouri Neto e na semana que vem deve pretende se encontrar com o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, desembargador Leonardo Lustosa, buscando apoio para as investigações da CEI.


No Rio de Janeiro
Os três vereadores do PV de Curitiba – Paulo Salamuni, Sérgio Ribeiro e Aladim – e os dois novos eleitos – Roberto Acioli e Professor Galdino – embarcaram ontem para o Rio de Janeiro para ajudar na candidatura de Gabeira (PT) à Prefeitura fluminense. Na Câmara de Curitiba surgiram piadas sobre a possibilidade de Galdino ter levado a bicicleta e a caixinha de som.


Será?
Especula-se que Aladim possa inclusive ser convidado por Gabeira – caso seja eleito – para compôr o seu secretariado. Seria uma forma de agradecimento ao ex-ídolo dos gramados, que desde o início da corrida eleitoral levou apoio a Gabeira. Aladim poderia assumir a Secretaria dos Esportes.


Rosa
A Assembléia Legislativa amanhecerá hoje “tingida” de cor de rosa. Não se trata de uma nova pintura no prédio da Casa, mas do 2º Encontro das Primeiras-Damas do Paraná, que terá palestras, debates e apresentações artísticas relacionadas a prevenção ao câncer de mama. O laço cor-de-rosa, símbolo de prevenção ao câncer de mama, será usado na decoração do plenário durante o encontro.


Armamento
A campanha do desarmamento de Requião está recebendo críticas nacionais. O deputado federal gaúcho, Pompeu de Mattos (PDT) garante que “a campanha é incoerente”. “Quem quiser entregar (a arma), pode entregar. Não precisa nem o Sr. Requião pedir. Agora, quem não quiser entregar, tem o direito de registrá-la ou recadastrá-la. Espero que o governador seja coerente com as armas que ele tem em casa, que imagino serem registradas e documentadas, e peça ao povo que faça o mesmo”.