No primeiro dia útil como governador do Estado, Orlando Pessuti (PMDB) manteve o mistério sobre as mudanças no secretariado. As poucas informações que circulam nos bastidores apontam para a possibilidade de Luiz Fernando Delazari trocar a Secretaria de Segurança Pública pela da Justiça. O ex-chefe de gabinete e ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira Júnior, é cotado para assumir a Pasta da Saúde, mas sua indicação já sofre resistência entre os servidores.
Liderança
Também segue indefinido o nome do novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Luiz Cláudio Romanelli deve deixar o cargo, já que é visto como não confiável por seu namoro com o PSDB de Beto Richa. Caito Quintana e o atual líder do PMDB na Casa, Waldyr Pugliesi, são os nomes cogitados. Quintana, porém, perdeu pontos ao não comparecer à cerimônia de posse do novo governador.
Ressaca
A Assembleia Legislativa viveu ontem um dia de ressaca pós saída de Requião e posse de Pessuti. Em plena segunda-feira, meros seis parlamentares estavam em plenário durante a sessão, apesar de trinta terem registrado presença no painel eletrônico. O presidente da Casa, deputado Nelson Justus (DEM), também não apareceu na sessão. Dos nove itens da pauta, oito envolviam a concessão de títulos de utilidade pública para entidades assistenciais.
Folga
Requião, por sua vez, aproveitava ontem seu primeiro dia útil de folga já como cidadão comum em Balneário Camboriú, caminhando pela praia. Comenta-se que nos próximos dias ele deve embarcar para férias na Europa, mais exatamente para Paris, França.
Dívida
Os deputados da bancada da Oposição apresentaram ontem, dois pedidos de informações sobre os repasses realizados, pelos governos Estadual e Federal, à Copel e Sanepar como ressarcimento pela perda de receita das empresas, decorrente dos programas Luz Fraterna e Tarifa Social da Água, respectivamente. Recebemos informações de que esse ressarcimento não está sendo realizado por parte do governo estadual, que estaria em débito com as empresas, relatou o líder da bancada, deputado Élio Rusch (DEM).
Compensação
Os deputados perguntam ao chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e ao presidente da Copel, Rubens Guilhardi, qual o valor transferido mensalmente pelo governo à Copel, a partir de 2003, como ressarcimento pela perda de receita decorrente do programa Luz Fraterna e a pontualidade ou não destes pagamentos. Querem saber ainda se o Estado recebe uma compensação por parte da União, para poder suportar os custos decorrentes do fornecimento de energia para os consumidores de baixa renda, e se essa compensação por parte da União, alcançaria a parcela referente ao ICMS devido pelo fornecimento da energia.
Esclarecimento
O Grupo Cequipel encaminhou nota se manifestando sobre reportagem publicada na edição de ontem do Jornal do Estado sobre as TVs laranjas. A empresa esclarece que o aparelho comprado pelo então líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB), não possui as mesmas especificações que permitem ao televisor adquirido pela Secretaria de Estado da Educação ser utilizado nas salas de aula como instrumento multimídia. A Cequipel garante ainda que o administrador público seguiu o que determina a Lei de Licitação, não lhe sendo facultada, conseqüentemente, a compra de bens em eventuais promoções via internet.
Os novos
O prefeito Luciano Ducci anunciou ontem a escolha de Nazir Abdalla Chain como novo secretário municipal Antidrogas. Chain, que era superintendente da secretaria, substitui a Fernando Francischini. Ducci também anunciou Dinorah Botto Portugal Nogara como nova presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), em substituição a Walmor Trentini.
Reajuste
Está na pauta de hoje da Câmara de Curitiba o projeto que reajusta em 5% os vencimentos dos servidores do Município. Em ano de eleições, quando a maioria dos vereadores sairá candidato, ninguém deve se posicionar contra o aumento.
Licitações
Por conta do imbróglio na licitação do lixo e das funerárias, o vereador de Curitiba, Jair Cezar (PSDB), apresentou projeto na Câmara Municipal de Curitiba que modifica os procedimentos licitatórios. Pela proposta, primeiro seriam analisadas as propostas e escolhida a de menor preço. Só depois, os documentos de habilitação seriam verificados. Segundo o parlamentar, a medida evitaria que recursos judiciais paralisassem as licitações.
Parabólica
O governador Orlando Pessuti estreia hoje na Escola de Governo com Fernando Peppes, secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que vai falar sobre a intermediação de mão de obra nas agências do trabalhador em 2010. Em seguida, Yvelise Arco-Verde, secretária de Educação, mostra como está sendo desenvolvida a educação no campo. Atualmente o Governo do Paraná mantém 584 escolas no campo, que englobam as escolas itinerantes, das ilhas, acampamentos e quilombolas. Com essas instituições de ensino o governo garante o estudo de qualidade mantendo os costumes e tradições locais.
Em alta
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), anunciou que será o coordenador da campanha de José Serra à Presidência da República nas eleições de outubro deste ano. “Me perguntam se serei coordenador da campanha do Serra. Sim, eu serei”, disse Guerra no Twitter.
Em baixa
O Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, registrava atrasos em quase 70% dos voos previstos desde a sua abertura às 6 horas até às 17 horas de ontem. No decorrer do dia, a Infraero suspendeu as decolagens do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio.