Créditos a receber
O deputado Reni Pereira (PSB) voltou a questionar na sessão da manhã de ontem a metodologia adotada pelo governo Roberto Requião (PMDB) para não fechar no vermelho as contas do exercício 2006. O governo utilizou créditos a receber – ainda incertos – para fechar com superavit. Segundo o diretor da Secretaria da Fazenda, Nestor Bueno, a elaboração da prestação de contas foi baseada em resolução da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Busquei a resolução mais atualizada da Secretaria, de janeiro deste ano e nada consta sobre incluir créditos a receber. Nenhum Estado usa este artifício”, disparou Reni.


Créditos a receber (II)
Há quem aposte que o artifício do governo não vai passar nunca pelo Tribunal de Contas da União. Resta esperar para conferir a análise.


Judiciário
A proposta de criação de uma segunda Vara na Comarca de entrância intermediária de Irati e de uma Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios na Comarca de entrância intermediária de Francisco Beltrão foi encaminhada ontem à Assembléia Legislativa. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Vidal Coelho, fez questão de levar pessoalmente os dois anteprojetos de leis ao deputado Nelson Justus, presidente do Legislativo estadual.


Alfinetadass
O secretário-geral do PPS, Rubico Camargo, ironizou ontem as declarações de alguns deputados estaduais do PMDB que afirmam apoiar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato, porque “ela acaba com cooptação e com o troca-troca de partidos”.  Segundo Camargo, o governador Roberto Requião e seus secretários vêem cooptando prefeitos de outros partidos e incentivando a troca de partido desde 2003.


Sob nova sigla
O PFL do Paraná definiu os nomes para compor a Comissão Provisória do Democratas, sigla que vai suceder o PFL. Os líderes da legenda no Estado aprovaram o nome do deputado federal Aberlardo Lupion para presidir a comissão. Os três vice-presidentes são os deputados estaduais Durval Amaral e Osmar Bertoldi, e Joarez Henrich. A secretaria-geral do partido ficará com o deputado estadual Èlio Rush, e a Tesouraria permanecerá com o deputado estadual Plauto Miró.


De molho
O vice-presidente do Senado, senador Alvaro Dias (PSDB/PR), vai se afastar dos trabalhos do Senado, por causa de cirurgia no joelho. Ele será substituído pelo suplente Wilson de Matos, educador e reitor do Centro Universitário de Maringá – Cesumar. Wilson de Matos toma posse na próxima terça-feira.O afastamento de Alvaro Dias foi recomendado pelo ortopedista René Jorge Abdalla para que o senador possa fazer o tratamento fisioterápico e se recuperar da cirurgia


Em alta
Laudo da Polícia Federal, mostrando que a DNA Propaganda,de Marcos Valério, apropriou-se indevidamente de pelo menos R$ 39,5 milhões de recursos do Banco do Brasil no Fundo Visanet. Isso do feita pelo senador Alvaro Dias (PSDB) na CPMI dos Correios.


Em baixa
O deputado federal Odílio Balbinoti (PMDB-PR) não conseguiu o ministério, por causa das denúncias contra ele, mas ganhou um prêmio de consolação. Presidirá o PMDB de Maringá . Balbinotti terá a missão de reorganizar o partido em Maringá e Sarandi.