O vice-prefeito de Fazenda Rio Grande,  Nassib Hammad (PSDB), anunciou ontem o rompimento com o prefeito Chico Santos (também tucano). A crise entre os dois ocorreu porque o prefeito demitiu a esposa de Nassib, Doriane Marisa Bruner Hammad, que ocupava até ontem de manhã a Secretaria de Saúde. O vice ainda não decidiu quando deverá comunicar sua decisão à Justiça Eleitoral.


Vaga
Com a renúncia do vice de forma oficial na Justiça Eleitoral, a presidente da Câmara,  Ana Miranda (PP), passará a ocupar o cargo na ausência do prefeito. As licenças com permissão para o vice ou presidente de câmara assumir só podem acontecer quando o titular se ausentar para o exterior ou se licenciar por mais de 15 dias.



Trombada
Do outro lado do Estado, lá perto da fronteira da Argentina e Paraguai, vão se cruzar o petista e diretor-presidente da Itaipu, Jorge Samek, e o megaopositor ao governo Lula, senador Alvaro Dias (PSDB). Os dois confirmaram presença hoje na festa de  58 anos da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu. E a solenidade será chique. Tudo acontecerá nas dependências do Mabu Thermas & Resort, um dos mais caros da tríplice fronteira.


Bicos
Quanto mais diz que ainda não é candidato à sucessão de Requião (PMDB), mais os deputados estaduais tucanos insistem em Beto Richa. Valdir Rossoni, presidente estadual da legenda é um deles. Organizou um evento neste final de semana em Cianorte, no Noroeste do Estado. Para reforçar a presença do curitibano mandou um convite especial para Richa. Não demorou muito, telefonou para conferir se o prefeito recebeu o papel e aproveitou para pedir confirmação da presença.


Articulador
Maurício Bueno de Camargo (PSDB), prefeito de Cruzmaltina e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), é rápido. Domina a bola, chuta para o gol e vai comemorar. Em um dia articulou o fechamento das 26 prefeituras ligadas à sua associação. Precisou de mais dois dias e conseguiu fechar outras 16 que estão sob o domínio do peemedebista Valentim Darcim, prefeito de Manoel Ribas e presidente da Associação dos Municípios no Centro do Estado (Amucentro). Na madrugada, nem bem confirmou que as portas da prefeitura iam ficar trancadas, o prefeito de Cruzmaltina baixou em Curitiba. Saracoteou pela prefeitura da Capital e conversou com tucanos de bico grande na sede do PSDB, mostrando que tem liderança em duas regiões paranaenses. Tudo isso, com a ira do Palácio do Planalto, diga-se ministro Paulo Bernardo (Planejamento), e do Palácio Iguaçu, leia-se  Requião.


Apaes (I)
O manifesto das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) contra a decisão do Ministério da Educação de incluir alunos atendidos pelas escolas especiais no ensino regular tem o apoio do deputado estadual Douglas Fabricio (PPS). Ele classificou como “absurda” a proposta do governo federal em relação as escolas especializadas.


Apaes (II)
“A inclusão dos portadores de necessidades especiais é muito importante e as Apaes têm conseguido isso com muita competência porque contam com profissionais capacitados para essa inclusão. No ensino regular, por mais que se esforcem, os educadores não conseguirão dar a esses alunos o atendimento diferenciado que eles necessitam”, argumenta Douglas, que já foi professor universitário na Fecilcam.


Agenda
 A Prefeitura de Curitiba abre hojeinscrições de concurso público para contratação de profissionais de educação. As inscrições podem ser feitas até 11 de agosto, pelo site www.curitiba.pr.gov.br.  Serão três concursos. O primeiro selecionará candidatos para o cadastro de reserva de vagas nos cargos de Profissional do Magistério Docência I (do pré ao 5.º ano), com remuneração inicial de R$ 1.015,39.  O segundo concurso é para o cargo de Profissional do Magistério em Docência II (de 6.º a 9.º ano), nas disciplinas de Matemática, Inglês , Ciências, Educação Artística e Educação Física. O salário inicial é de R$ 1.073,03, para 20 horas semanais.


Em alta
Nos primeiros 12 dias de policiamento, a Força Alfa – Companhia Independente de Fronteira – realizou 26 operações em conjunto com a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e Polícia Rodoviária Estadual.



Em baixa
Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF) anunciaram nesta quarta-feira (29), por meio de nota, que irão apresentar mais duas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), junto ao Conselho de Ética.