Crise existencial
Todos podem até negar, mas a verdade que   o PT, PMDB e o PDT paranaenses sofrem uma grave crise existencial às vésperas das eleições que definirão o novo presidente, governadores, deputados e senadores. A começar pelo PT. No sábado,  uma das maiores lideranças nacionais do partido, José Dirceu, pregou no seu blog (https://www.zedirceu.com.br) que o PT precisa se aproximar do PMDB do governador Roberto Requião . Zé Dirceu ainda escreveu que “o PT do Paraná está pagando pelas declarações precipitadas de apoio feitas por dirigentes e parlamentares da legenda a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do estado”. Ontem, às 19 horas, o mesmo PT,  mas desta vez desta vez representado pela presidente estadual Gleisi Hoffmann, tinha uma conversa marcada com o mesmo Osmar Dias para tentar bater o martelo sobre uma aliança com Osmar e desfazer o que os petistas chamam de “mal-entedido”.


Garantia
Mas por via das dúvidas, o PT também fala em candidatura própria e tem até dois pré-candidatos Nedson Micheletti e Lygia Puppato, que hoje, numa ironia que só a política permite, é secretária de Ciências e Ensino Superior do governo Requião.


Ora PT, ora PMDB
O governador Roberto Requião e o seu PMDB, por sua vez, ora elogiam o PT de Lula e sonham com a aliança com os petistas para levantar a candidatura do vice Orlando Pessuti ao governo do estado no ano que vem, ora criticam pesado o PT. No último sábado, dia 31, por exemplo, em Morretes, Requião disse que não quer saber mais do PT: “Estou cheio do PT. Não quero mais saber do PT na minha vida. Vou apoiar o Serra. Agora o PT resolveu me criticar, até a Gleisi anda me criticando”. E de fato, na prática nos bastidores, ensaia mesmo uma aproximação do PSDB, de José Serra e até mesmo do prefeito Beto Richa, pré-candidato ao governo.


Cama de gato
Osmar Dias, por sua vez, permanece no centro das articulações, mas sem se definir sobre nada. Ouve o PT e suas propostas, sofre a pressão da executiva nacional do partido, mas queria mesmo era uma aliança com o PSDB de Beto Richa, mas para isso sua candidatura ao governo correria riscos. Cama de gato é pouco.


 



Silêncio (I)
O governador Roberto Requião preferiu o silêncio ao ser criticado pelo ministro da Cultura, Carlos Minc, por conta das declarações polêmicas ligando câncer de mama à homossexualismo. Minc, que participou nodomingo  da 14ª Parada do Orgulho Gay, no Rio de Janeiro, disse em discurso de abertura que preconceito provoca câncer e “pode matar”. “Preconceito dá câncer. Faz mal para a saúde e pode matar”, disse Minc.


Silêncio (II)
E nada do direito de resposta  aos representantes dos homossexuais na reunião semanal do governo. Hoje tem escolinha às 8 horas. Não seria de se estranhar se houvesse algum protesto por lá.



Otimismo
Enquanto a Assembléia Legislativa se prepara para votar a proposta orçamentária para 2010, o deputado Nelson Justus, presidente da Mesa Executiva, avalia que 2009 vai efetivando um processo de modernização que passa pelo fim do voto secreto e de uma série de regalias que os deputados dispunham, como o recesso parlamentar de quase três meses, reduzido, em sua primeira gestão, para menos de dois meses: “Fortalecemos as comissões permanentes e criamos um painel eletrônico para que a sociedade saiba como vota o seu deputado, e se ele está presente ou ausente. Temos uma televisão que vem ampliando seu alcance no Estado e que cumpre seu importante papel de apoio às práticas democráticas”, diz Justus.


Portal
   O deputado acrescenta ainda que os projetos do Legislativo estão sendo colocados na internet com o reforço, a partir de agosto último, do Portal da Transparência ao qual a sociedade tem acesso através do site da ALEP (www.alep .pr.gov.br)  : “Estamos ainda em fase de correção de alguns pontos que não atingiram, de imediato, a eficácia esperada. Mas a cada dia mais estamos colocando à disposição do eleitor paranaense os gastos dos deputados e demais informações sobre o uso da verba de ressarcimento. A Casa avançou nesse sentido, e nós conseguimos mostrar que não há razão para esconder nada”, conclui.



Agenda
Hoje, às 19h, será realizado o “Fórum IPTU Verde – Construções Ecológicas”. O evento irá apresentar e discutir o Projeto de Lei IPTU Verde, de autoria do vereador Jonny Stica (PT), que tramita na Câmara Municipal de Curitiba. O texto prevê a redução do imposto  para quem preservar.


Em alta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem no rádio  uma linha de crédito de R$ 225 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que será destinada a cooperativas de reciclagem.



Em baixa
Um ano depois que o corpo da menina Rachel Maria Lobo Oliveira Genofre, então com 9 anos, foi achado dentro de uma mala na Rodoferroviária de Curitiba., acontece hoje manifestação. A Secretaria de Segurança não conseguiu desvendar o caso.