Como já se esperava, a Assembléia Legislativa deve “empurrar com a barriga” alguns dos temas mais polêmicos levantadas na Casa, adiando a votação de projetos como o que implementaria medidas de transparência como a divulgação das prestações de contas de verbas de gabinetes de deputados, ou a reforma do regimento interno, prometida há mais de um ano. A desculpa é de que não houve tempo para discutir e chegar a um consenso. Isso depois que os deputados passaram quase dois meses sem votar nada, por conta da campanha eleitoral.


Atraso
A atitude da Assembléia de adiar decisões como essas só reforça a sensação de que o Legislativo paranaense está mais preocupado com os interesses dos próprios deputados do que com a opinião pública. Os avanços que acontecem são tímidos e lentos. E questões essenciais, como a modernização e a informatização, caminham a passo de tartaruga, agravando o atraso que a Assembléia paranaense sofre em relação a legislativos de outros estados.


Efeito Obama (I)
O presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), afirmou ontem em Brasília que a vitória de Barack Obama na disputa pela presidência dos Estados Unidos põe fim à “política fundamentalista” do governo de George W. Bush .Mas e relação ao Mercosul, o deputado Dr. Rosinha avalia que não haverá tantas mudanças no relacionamento com os EUA. “Nosso bloco já conquistou uma certa autonomia e uma dinâmica própria, e nos últimos anos a América do Sul deixou a condição de satélite da política norte-americana.”, prevê ele.


Efeito Obama (II)
Aliás, a vitória de Obama nos Estados Unidos foi o assunto preferido no plenário da Assembléia Legislativa ontem. Foram discursos e mais discursos.


Lá e aqui
Assim como Obama, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, reeleito decide a composição de seu novo governo. A previsão, no entanto, é que a lista do secretariado só saia em dezembro, dias antes da posse.


Direto
O governador Roberto Requião deve ir direto de Dubai e Japão para Foz do Iguaçu e não perder o encontro dos governantes do Mercosul, que começa amanhã. Emtre os presentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa que, assim como Requião, participa da Rodada de Integração Produtiva dos Governadores e Prefeitos do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul: Eixo Sul. Durante o evento, será debatida, principalmente, a integração dos países da região nas áreas de produção agrícola e turismo.


Presenças ilustres
Também devem participar o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (coordenadora do FCCR), José Múcio Monteiro; o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo; e o governador do Mato Grosso do Sul e presidente do Codesul, André Puccinelli, entre outras autoridades.


Em alta
 Depois de ultrapassar a Brasil Telecom no segundo trimestre, a NET acaba de atingir a segunda posição no mercado de banda larga, ultrapassando também a Oi em número de assinantes. A NET fechou o 3º trimestre de 2008 com 2,059 milhões de clientes.


Em baixa
O número de falências decretadas de janeiro a outubro no País caiu 34,9% na comparação com o mesmo período de 2007. De acordo com levantamento da Serasa, nos dez primeiros meses de 2008, foram declaradas 839 quebras. A queda refletiu o crescimento da economia doméstica.