A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Piraquara, hoje, deve ser cercada de cuidados extras com a segurança. Tudo para evitar manifestações de protesto e as vaias que vêm se repetindo nos eventos com a participação do petista nas últimas semanas.
Mobilização
A maior preocupação do staff presidencial é com protestos organizados por grupos políticos. No início da semana, a imprensa nacional chegou a divulgar que o PSDB paranaense estaria mobilizando populares para fustigar Lula. A direção do partido, porém, negou qualquer medida nesse sentido.
Fatura
Para preparar o terreno, o PT curitibano pretende fazer com que uma série de outdoors saudando os feitos do presidente sejam espalhados pela Capital e região. Tudo para faturar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com vistas à eleição municipal do ano que vem.
Lá
Apesar de não ter cargo nenhum, Gleisi Hoffman (PT), deverá ter lugar de destaque na cerimônia. Para não ter que dar muitas explicações para o cerimonial, ela entrou na lista de convidados como mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT).
Comparação
O deputado federal Barbosa Neto (PDT) criticou ontem a proposta em gestação pela bancada do governo Requião na Assembléia Legislativa que pretende restringir as ações dos membros do Ministério Público. Para Barbosa, é inconcebível que a Assembléia se envolva na briga entre o governador Roberto Requião e os promotores, por causa da ação do MP contra o nepotismo no Executivo. “Requião acusou o Ministério Público de gastar demais e de pagar um salário alto a seus membros, esquecendo-se que ele próprio recebe mensalmente R$ 24 mil”, lembrou.
Irmãos metralha
Os irmãos Carlos e Íris Simões devem estar comemorando hoje. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem manter o texto da liminar que suspendeu a cassação dos mandatos e os considerava inelegíveis. Dessa forma, Carlos Simões (PR) continua atuando na Assembléia Legislativa do Paraná, enquanto Íris (PTB) se mantém como segundo suplente do deputado Alex Canziani (PTB). Caso o Ministério Público Eleitoral (MPE) não concorde com a decisão e queira se manifestar, ainda pode entrar com recurso no Superior Tribunal Federal (STF).
Soldados
Os tucanos realizaram eleições para as dez zonais de Curitiba. O vereador Paulo Frote venceu a disputa na primeira. Na segunda, a vereadora Nely Almeida ficou como presidente. Na terceira, o vereador Serginho do Posto venceu a disputa. A vereadora Dona Lourdes comandará a quarta até 2009. O vereador João Cláudio Derosso foi escolhido da 145ª. Já o líder do prefeito na Câmara, Mário Celso Cunha, a 177ª. A 174ª ficou com Dirceu Matos, a 175ª com Iranei Fernandes e a 176ª com Edson Pereira. O secretário da Administração, José Richa Filho, venceu o pleito da 176ª.
Gás na pauta
As irregularidades nas revendas de gás em Curitiba serão discutidas na próxima terça-feira pelas comissões de Segurança Pública e Urbanismo da Câmara de Curitiba. A reunião conjunta será conduzida pelos vereadores Tico Kuzma (sem partido) e Roseli Isidoro (PT). O secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, já confirmou presença.
Em alta
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou empréstimo do Fonplata para Curitiba. A cidade agora o direito de receber US$ 10 milhões para investir em ações sociais para famílias carentes. Dinheiro muito esperado.
Em baixa
A juíza substituta Renata Fernandes Sassi, de Arapongas reconheceu a nulidade de um contrato firmado entre a prefeitura local e o Banco Santander. O prefeito Luiz Roberto Pugliese, assinou sem licitação um ‘convênio’ repassando ao banco aa folha de pagamento.