Airton Pisseti deve deixar a Secretaria de Estado da Comunicação Social nos próximos dias. Vai assumir um cargo de direção no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Gasto
Somente nos seis municípios mais populosos do Estado – Curitiba, Londringa, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa – o governo Requião gastou, entre agosto e novembro do ano passado, R$ 1.125.718,00 em publicidade legal. Os dados são da Secretaria de Comunicação em resposta repassada ao deputado Marcelo Rangel (PPS), por conta de pedido de informação aprovado pela Assembléia.
Espaço
O deputado Alexandre Curi (PMDB) não se abalou com a pecha de “jovens velhacos” atribuída pela Juventude do PMDB ao grupo de parlamentares com menos de 45 anos que vem se reunindo nos últimos tempos para discutir o futuro político do Estado. Curi afirmou que se considera mesmo um “jovem velho”. Para o deputado, há quem não se conforme com o fato dele, em tão pouco tempo, ter ocupado o espaço político que antes era de seu avô, Aníbal Khury, morto em 1999.
Isonomia
O deputado estadual Antonio Belinati (PP) defendeu ontem mudança no Código Penal, para permitir a castração de todos os pedófilos ou pessoas envolvidas em abuso sexual de menores. Houve quem se empolgasse com a idéia, mas com uma condição. Que a alteração incluísse a adoção de penas semelhantes para políticos corruptos, como é comum em países onde ladrões são punidos com a amputação de membros do corpo.
Disputa
O empresário Flávio Martinez e o deputado federal Alex Canziani disputam a presidência do PTB do Paraná, na convenção estadual marcada para o próximo sábado. Martinez garante ter o apoio de 200, dos 300 diretórios municipais. Canziani conta com base eleitoral em Londrina, mas terá outro concorrente, de sua cidade, o vereador Sidney Souza.
Caso Gionédis
O ex-presidente do Conselho de Administração do Banestado, Giovani Gionédis, entrou ontem com recurso no TJ, para tentar de livrar da condenação pelo crime de gestão fraudulenta e da pena de quatro anos e seis meses de reclusão. Na semana passada, o ex-diretor financeiro do banco, Alaor Alvim Pereira, que pegou pena de três anos de prestação de serviços comunitários, já havia entrado com recurso. Na ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF), Gionédis é acusado de ter utilizado o Banestado para viabilizar uma doação eleitoral não-contabilizada de R$ 1 milhão para a campanha de reeleição do ex-governador Jaime Lerner, em 1998. Depois da eleição de Lerner, Gionédis chegou a ocupar os cargos de secretário da Fazenda e secretário-chefe da Casa Civil.
Julgamentos
Os juízes do TRE/PR julgam, na tarde de hoje, mais 17 processos nos quais vereadores são acusados de terem contrariado a regra da fidelidade partidária. A pauta não inclui nenhum parlamentar de Curitiba. Até o momento, 61 vereadores já perderam o mandato.
Reconsideração
Os advogados da Editora O Estado do Paraná prometem entrar com um pedido de reconsideração para que a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima reveja a decisão de revogar a liminar que suspendia o leilão do governo do estado para contratação de jornal para veiculação de publicidade oficial.
Documentos
Amparado pela decisão da desembargadora, o governo Requião realizou na manhã de ontem o leilão. Apenas o Consórcio de Jornais do Paraná Total participou e venceu a licitação. Porém, como nem todas as empresas participantes do consórcio apresentaram a documentação exigida, foi dado prazo de três dias para que a situação seja regularizada.
Em alta
A Prefeitura de Curitiba apresentará hoje o projeto final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2009. A audiência pública acontecerá das 10h ao meio-dia, no auditório do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.
Em baixa
O delegado da Polícia Federal Sérgio Menezes, que investiga a elaboração de dossiê sobre gastos do ex-presidente FHC, ouviu ontem o depoimento de André Fernandes, assessor do senador Alvaro Dias (PSBR-PR). Durou três horas. Ele é suspeito de ter recebido o dossiê por e-mail.