Na onda dos pedidos de informações, com boa articulação, o líder do governo, deputado Luiz Claúdio Romanelli (PMDB) conseguiu negociar a retirada de outros três requerimentos apresentados ontem na Assembléia. O primeiro, de autoria de Luiz Carlos Martins (PDT), pedia esclarecimentos ao secretário da Educação, Maurício Requião sobre a compra de 22 mil televisores, cor laranja. Os outros dois, de autoria de Valdir Rossoni (PSDB), pediam informações sobre as supostas irregularidades no Ceasa, que culminaram com a exoneração de toda diretoria; e convocavam o secretário de Obras, Marcelo Almeida para ir à Assembléia e prestar esclarecimentos sobre as atividades desenvolvidas pela Secretaria.


Pendenga do Banestado
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, comunicou por telefone ao governador Roberto Requião que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) teria decidido suspender a cobrança de multa mensal aplicada pela União ao Paraná, relativa a títulos públicos assumidos pelo Estado na privatização do Banestado, em 2000. A decisão foi anunciada por Requião ontem, durante a reunião semanal da Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.  Além de suspender a cobrança mensal de R$ 10 milhões, Mantega teria informado que a União deverá devolver ao Paraná cerca de R$ 100 milhões retidos pela STN, referentes à multa.



Sinal da cruz
O líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB) protagonizou cena hilária na tarde de ontem na Assembléia. Em determinado momento da sessão, o tucano subiu na tribuna, usualmente utilizada pelos oposicionistas, e o microfone apresentou defeito. O líder do governo, deputado Luiz Claúdio Romanelli (PMDB) disponibilizou a tribuna dos governistas. Rossoni aceitou e se encaminhou até o “terreno inimigo” fazendo o sinal da cruz.


Desafio
Na manhã de ontem, durante a escolinha de governo, Requião fez comentários a respeito de Rossoni e o convidou para comparecer as reuniões de toda terça-feira. De tarde na Assembléia, o líder da oposição rebateu. “Se tiver o mesmo tempo que Requião e o microfone aberto, vou até o Palácio Iguaçu se for preciso”.


Trabalho
O deputado Tadeu Veneri (PT) promete apresentar um requerimento na tarde de hoje cobrando explicações do atual secretário do Trabalho, Nelson Garcia, que teria feito referências a um susposto desvio de salários de funcionários tercerizados da Secretaria para um caixa-dois em benefício da cúpula do órgão público. Detalhe: as irregularidades teriam ocorrido durante a gestão do também petista, Padre Roque. “Como deputado do PT não posso aceitar que façam estas denúncias. São afirmações que ficam nas entrelinhas e são muito graves”, explica Veneri.


Segurança
O projeto de lei apresentado pelo deputado Mauro Moraes (PMDB) sobre transparência dos dados de segurança pública já teve parecer favorável dado pelo relator Nereu Moura, na reunião da Comissão de Constituição e Justiça. É sarna para o secretário de Segurança se coçar.


Frente GLBT
Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (GLBT) lançam hoje a Frente Parlamentar pela Cidadania GLBT, formada por deputados (as) e senadores (as) comprometidos (as) com os direitos humanos, com o combate à discriminação e ao preconceito de todos os tipos.  Do Paraná, estão no grupo o senador Flávio Arns (PT) e os deputados federais: André Vargas (PT), Alceni Guerra (PFL), Assis Miguel Couto (PT), Barbosa Neto (PDT), Doutor Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PSDB), Hermes Parcianello (PMDB), Osmar Serraglio (PMDB) e Ratinho Jr (PPS).


Em alta
 O deputado estadual Reinhold Stephanes Jr, estava animado ontem com a provável nomeação do pai, Reinhold Stephanes, para o Ministério da Agricultura.  “O caso é que Lula pediu 24 horas para analisar a ficha do meu pai”, afirmou ele.


Em baixa
OO projeto que institui a Região Metropolitana de Cascavel acaba de ser derrotado em plenário, mesmo fazendo 20 votos favoráveis contra 19, pois não alcançou o apoio necessário de 28 parlamentares para aprovar a matéria.