Não adiantou a tentativa da Rede Paranaense de Comunicação de fazer um acordo para limitar em no máximo quatro o número de participantes do debate que a emissora local da Rede Globo pretende realizar entre os candidatos a prefeito de Curitiba. A idéia que os demais quatro candidatos fossem compensados com entrevistas ao vivo pela TV.
Congestionamento
Em reunião ontem com os representantes dos partidos, porém, não houve consenso e somente Lauro Rodrigues (PT do B) – aquele que mal conseguiu falar no encontro da Band – aceitou abrir mão de participar. Com isso, serão sete os candidatos no debate da Globo, com perguntas de 30 segundos e um minuto para resposta. Com esse “congestionamento” de debatedores, além de pouco tempo para aprofundar as discussões, o programa fica cansativo e nada atrativo para o telespectador.
Infiéis
Já são 144 os vereadores cassados no Paraná pela acusação de infidelidade partidária. Na tarde de ontem, a Côrte do TRE decretou a perda do mandato de mais três vereadores: Sérgio Borges dos Reis, de Doutor Camargo, eleito pelo PMDB e hoje no PPS; Mário Sibert, de Cascavel, que trocou o PMDB pelo PTC; e Cícero da Silva, de Ivaté, eleito pelo PSDB e hoje no PMDB.
W.O.
Até o momento, 39 candidatos à vereador de Curitiba já desistiram da disputa. Outros 19 tiveram as candidaturas impugnadas pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Roberto Massaro. Entre os barrados, estão os candidatos “fichas-sujas” – condenados em 1º ou 2º grau pela Justiça – , os que fizeram propaganda eleitoral antes do prazo previsto pela Justiça Eleitoral e aqueles que não entregaram a documentação completa para o registro de candidatura.
Servidores
A bancada de oposição anunciou ontem que vai propor emendas à proposta do governo Requião de reajuste salarial de 10% para os professores da rede estadual de ensino. A idéia é estender o mesmo porcentual de aumento para todo o funcionalismo.
Factóide
Os deputados oposicionistas alegam que em maio, quando foi discutido o reajuste geral do funcionalismo, de 3,14%, propôs emendas para que o reajuste fosse de 15% – o mesmo porcentual do aumento aprovado para o piso mínimo regional dos trabalhadores do setor privado. Na época, porém, o governo vetou as emendas, sob a alegação de que não haviam recursos para tanto. “Na época, disseram que era factóide. Agora, ao propor esse novo reajuste para os professores, o governo indiretamente reconheceu que estávamos certos, argumenta o deputado Valdir Rossoni (PSDB).
Biografia
O ex-governador e empresário Paulo Pimentel lança hoje às 17h, na sede do Jornal O Estado do Paraná, sua biografia “Paulo Pimentel, Momentos Decisivos”. A obra, que marca momentos decisivos da política nacional e paranaense, foi escrita pelo jornalista Hugo Sant’ana e editada pela Travessa dos Editores.A data para o lançamento foi escolhida por ocasião do aniversário do biografado. A obra estará à venda em livrarias e em bancas.
Aeroporto José Richa
O líder do PDT, senador Osmar Dias (PR) comemorou ontem, a promulgação da lei de sua autoria que dá o nome de José Richa ao aeroporto de Londrina. “Para a minha alegria, o presidente em exercício, José Alencar, me ligou para comunicar que foi promulgada a lei que nomeia o aeroporto de Londrina como José Richa. Proposta minha aprovada pelo Senado e pela Câmara, uma homenagem muito justa a quem dedicou a vida inteira aos paranaenses”, disse Osmar.
Em alta
A oposição apresentou ontem seis emendas ao projeto que altera as regras para promoção de policiais militares. A principal delas estende os benefícios do projeto aos soldados, 1º sargentos e subtenentes que ficaram de fora na proposta do governo.
Em baixa
“O porto de Paranaguá poderia ser referência, mas tem uma administração que anda na contramão”. A declaração é do deputado Élio Rusch (DEM) ao comentar, a multa de R$ 170 mil que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aplicou ao porto.