A descoberta de que 18 deputados estaduais está ameaçado de perder a carteira de motorista por conta do acúmulo de pontos motivados por infrações de trânsito provocou ontem mais uma enxurrada de justificativas que ao invés de explicar, só complica ainda mais a situação dos parlamentares perante a opinião pública. A desculpa mais comum é de que as infrações foram cometidas por motoristas, assessores e funcionários que utilizam os veículos que estão em nome dos deputados. Como se o parlamentar não tivesse responsabilidade pelas pessoas a quem entregam esses veículos.


Diferença
Na Assembleia, a postura da maioria dos parlamentares diante das cobranças da imprensa e da população continua sendo a de que eles estariam sofrendo “perseguição”. Alguns agem como se as cobranças fossem algum tipo de ofensa, e os deputados não tivessem a obrigação de responder por seus atos. No Congresso Nacional, a reação foi a mesma quando veio à tona o escândalo das verbas de ressarcimento e uso de passagens aéreas. Enquanto isso, na Inglaterra, parlamentares envolvidos em gastos irregulares de verbas de gabinete pedem desculpas publicamente ou até renunciam ao cargo.


Oficial
A Polícia Civil já havia vazado a informação no final de semana. Mas, ontem, o Instituto Médico-Legal entregou à polícia o laudo do exame toxicológico, feito em duas amostras do sangue do deputado Fernando Ribas Carli Filho (PSB). Nenhuma das amostras apresentou vestígios de cocaína, ecstasy ou anfetamina.



Lá longe
Foi visto em Maringá, um adesivo escrito “Amigos do Pessuti”. O material estava colado num carro perto da 15ª Regional de Saúde. Pré-candidato a governador pelo PMDB, certamente seria de propriedade de algum ocupante de cargo comissionado, de olho na permanência na vaga.


Futebol
A conquista do Campeonato Paranaense de Futebol 2009 pelo Atlético mereceu ontem uma homenagem especial da Câmara de Curitiba. Na sessão solene, o time teve direito a ter seu hino tocado nas caixas de som da Casa. Vereadores reconhecidos como coxas-brancas estavam lá aplaudindo o rubro-negro. Tudo em nome da política e do futebol.


Expulso
A comissão de ética do diretório estadual do PSDB aprovou ontem a expulsão da Federação de Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba), Edson Feltrin. O motivo foram acusações levantadas por Feltrin contra a administração municipal tucana e o presidente da Câmara de Vereadores, João Cláudio Derosso.


Filiação
O ex-prefeito de Foz do Iguaçu e ex-deputado estadual Celso Sâmis da Silva se filiou ontem ao PSDB. Sâmis era do PMDB do governador Requião – partido onde aliás continua seu pai e deputado estadual Dobrandino da Silva. Ele entra no PSDB já como candidato a deputado. “Meu objetivo é ajudar o PSDB no trabalho de governar o estado do Paraná”, afirmou.


Nepotismo
A Promotoria de Justiça de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, propôs ontem, ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito da cidade, Antonio Wandscheer. Ele é acusado de nomear e manter parentes irregularmente em cargos comissionados. Na ação, o Ministério Público cita ainda os três ex-servidores que teriam sido beneficiados: Alisson Anthony Wandscheer, ex-gerente municipal de Obras e de gabinete e filho do ex-prefeito; Rafael Henrique Wandscheer, ex-assessor e coordenador, sobrinho do ex-prefeito; e Andre Maciel Wandscheer, também ex-assessor e coordenador e sobrinho de Antonio Wandscheer. O MP pede, entre outras coisas, que todos devolvam o salário.


Agenda
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, estará em Curitiba hoje. .Britto participará de dois eventos no Paraná nesta semana. O primeiro, nesta terça-feira à noite, quando será inaugurada a sede da subseção da OAB em Castro. A cerimônia está marcada para as 19h, na Rua Padre Casimiro, s/n.º – Jardim das Araucárias.


O tabelião e escritor Angelo Volpi Neto lança  hoje, o livro “A Vida em Bits”, publicado pela editora paulista Aduaneiras. . O lançamento da obra será às 18 horas no restaurante Alameda Grill, no Centro Cívico.


 


Em alta
 A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba aprovou, na reunião de ontem, o parecer do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010. A previsão é que a fase da consulta popular comece no dia 1.


Em baixa
O deputado Ney Leprevost, presidente da Comissão de Saúde, protocola, hoje, ofícios na Governadoria e na Secretaria de Saúde pedindo informações sobre o hospital que o Governo construiu em Guaraqueçaba. A  construção estaria abandonada.