Não convidem o líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), e o deputado Nereu Moura (PMDB) para a mesma mesa. Os dois não se falam desde as eleições municipais. Romanelli é acusado pelos colegas de invadir o território de outros parlamentares na disputa municipal e de usar o nome do governo para obter vantagens eleitorais. Alguns já chegam a chamar o líder governista de “o MST” da política estadual.

Informativo
Os parlamentares peemedebistas também ficaram irritados com um jornal de divulgação produzido por Romanelli. Segundo eles, a publicação dá a impressão de que tudo o que o governo Requião fez, na verdade, saiu das mãos do deputado.

Com a corda toda
O deputado Valdir Rossoni (PSDB) reassume a liderança da Oposição na Assembléia Legislativa hoje, depois de se licenciar no início de agosto, para se dedicar ao partido nas eleições municipais. Rossoni volta com sede de “vingança” por conta da reforma tributária proposta pelo governador Roberto Requião. Ao mesmo tempo que bombardeia o projeto na Assembléia, já estuda ações na Justiça.


Viagens
Volta ao mundo
Os estatísticos de plantão fizeram as contas: governador Roberto Requião (PMDB) realizou uma viagem internacional a cada 76 dias, em média. Desde que assumiu o governo, em 2003, ele deixou o Brasil nada mais nada menos que 28 vezes e visitou 15 países diferentes em três continentes. Os destinos preferidos do governador são Argentina, Estados Unidos e França — o que não o impede de inovar nos destinos, como na última viagem, nas duas últimas semanas, quando viajou ao Japão e aos Emirados Árabes.


Novo plano
Diante dos últimos acontecimentos que abalaram a imagem da Segurança Pública, como o brutal assassinato da menina Rachel Genofre, o assassinato do sem-teto e as constantes tensões na Vila Torres, o secretário de Estado de Segurança, Luiz Fernando Delazari, pretende convocar uma reunião com delegados e o comando da Polícia Militar ainda nesta semana. Quer um novo plano para a prevenção da violência. Quer mais projetos como o Força Samurai, que atua contra o tráfico de drogas em Curitiba.  

Rodízio e reforço
Um novo rodízio e delegados, que é feito periodicamente, não está descartado nos próximos dias. É esperar para ver. O que já deu para notar é que houve reforço de policiamento nas proximidades da Rodoferroviária de Curitiba e na Vila Guaíra, onde a menina Rachel morava.

Pensão irrisória (I)
Parece mentira, mas é verdade. Alguns pensionistas do estado recebem menos de R$150 reais por mês. O valor irrisório é pago aos familiares de servidores falecidos e que não foram inscritos na Caixa de Montepio dos Funcionários Públicos Civis e Militares do Estado.

Pensão irrisória (II)
A pensão é paga ao cônjuge supérstite, filho ou enteado incapaz e dependente economicamente do servidor falecido. Um projeto de lei, de autoria do deputado Mauro Moraes (PMDB), propõe alteração na lei nº 2504, criada em 1955 e que se transformou na lei nº 4.128, datada de 1959. A proposta em trâmite na Assembléia Legislativo prevê alterações nos valores pagos aos familiares, reajustando o valor em um salário mínimo e meio para o cônjuge supérstite e um salário mínimo ao filho ou enteado incapaz e dependente financeiramente.

Em alta
A Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam) promove, entre os dias 12 e 14 deste mês, curso preparatório para a transição de legislatura e para o exercício do novo mandato. O evento será no Hotel Aladdin, na Rua Lourenço Pinto, 440, Curitiba.

Em baixa
A Comissão de Fiscalização da Assembléia Legislativa volta a se reunir na próxima quarta-feira para continuar os trabalhos de investigação das obras inacabadas do Governo Requião
O Secretário de Obras Públicas, Júlio César de Araújo Filho, foi convidado novamente, já que faltou à sessão do dia 22.