O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) se despediu ontem da liderança do governo na Assembleia Legislativa. Em seu lugar, assume o deputado Caito Quintana (PMDB). Romanelli agradeceu o apoio do ex-governador Roberto Requião (PMDB), que o nomeou para o cargo em 2007 e disse que agora pretende se dedicar a campanha por sua reeleição para a Casa. O deputado deixa o posto depois de bater de frente com o governador Orlando Pessuti (PMDB), por sua preferência pela candidatura do tucano Beto Richa (PSDB) ao governo.

Suicídio
Não por acaso, no mesmo dia em que deixou a liderança do governo, Romanelli saiu atirando. Disse que Pessuti tem que viabilizar coligações proporcionais para as chapas de deputados estaduais e federais do PMDB, que garanta a reeleição da maioria dos 17 parlamentares do partido na Assembleia e sete da Câmara Federal. O interesse da bancada do PMDB é esse. Não podemos ser chamados ao suicídio, afirmou, referindo-se à possibilidade de uma candidatura de Pessuti ao governo isolada, sem alianças na chapa proporcional. Como o PT – que vem negociando o apoio ao peemedebista – não aceita coligação proporcional com o PMDB, ao contrário do PSDB de Beto Richa – fica claro o caminho que o ex-líder do governo planeja para o partido.

Acompanhantes
Tomados por um surto repentino de moralismo, os deputados aprovaram ontem, em primeiro turno, projeto de Antonio Anibelli (PMDB) e Chico Noroeste (PR), que proíbe jornais e revistas de publicarem propagandas de serviços de acompanhantes, garotos e garotas de programa, disk sexo, serviços de massagem e saunas. A multa para quem desrespeitar a lei é de R$ 500,00 por anúncio e dobra a cada reincidência. O deputado Tadeu Veneri (PT) foi o único que votou contra. Ele lembrou que da forma como está redigida a lei, jornais de circulação nacional, como Folha de São Paulo e O Globo, que publicam esse tipo de anúncio, ficariam proibidos de circular no Estado.  Segundo Veneri, a questão é de competência federal, portanto o projeto seria inconstitucional.

Esta semana
O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, disse ontem em entrevista a rádio Bandnews que espera que ainda esta semana o PDT já tenha definido se aceita a proposta de aliança em torno da candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo. Nossa expectativa é de que isso já tivesse acontecido. Espero que esta semana. O senador Osmar Dias tem grande liderança no partido e deve resolver ainda esta semana, afirmou.

Chapa completa
Rossoni diz que a expectativa dos tucanos é ter chapa completa para a convenção estadual, marcada para o próximo dia 11. Ou seja, definir já na convenção os candidatos a vice-governador, e ao Senado, o que incluiria Osmar Dias. A convenção pretende delegar à Executiva apenas a definição das coligações proporcionais, a ser feita até o prazo final de 30 de junho.

PT com Richa
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara de Curitiba aprovou ontem a proposição de título de cidadão honorário para o ex-prefeito Beto Richa (PSDB). Até aqui nenhuma novidade. A parte interessante é que o texto foi apresentado com o apoio de 34 dos 38 vereadores. Não assinaram Algaci Túlio (PMDB), Professora Josete (PT) e Noêmia da Rocha (PMDB). Apesar de não ter assinado, Pedro Paulo (PT) foi o relator na Comissão e se manifestou pela aprovação. Entre os oposicionistas, Jonny Stica foi o único a apoiar a concessão do título.

Candidaturas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR) reúne hoje os representantes de todos os partidos políticos para tratar de assuntos relativos ao registro dos candidatos que disputarão as eleições de outubro.

Sem prazo
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) informou ontem que não existe um prazo para conclusão do estudo que pode trazer alternativas para que o pedágio fique mais barato no Paraná. No final de semana, o governador Orlando Pessuti (PMDB) publicou em sua página pessoal na internet que teríamos novidades ontem.
 

 

Fundiária
A Prefeitura de Curitiba encaminhou para o Legislativo mensagem na qual pede autorização para investir cerca de R$ 5,5 milhões em regularização fundiária. O projeto inclui quatro áreas do Xaxim e três do Parolin.

Sugestões a LDO
Até o próximo dia 7, os moradores de Curitiba poderão apresentar suas sugestões a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) do ano que vem. As propostas poderão ser depositadas em urnas instaladas na Câmara de Vereadores e nas nove regionais de bairros. No dia 9 de junho, em audiência pública no Legislativo, serão debatidas as prioridades do Município. Entre os dias 14 e 16, os vereadores deverão apresentar suas emendas ao texto. No dia 23, a LDO será votada em primeiro turno na Câmara e no dia 28 em segundo turno.

Na Copa
Presidente da Comissão da Câmara de Curitiba para assuntos da Copa do Mundo de 2014 e líder do prefeito, o vereador Mário Celso Cunha (PSB) também vai ao mundial da África do Sul. O parlamentar embarcará no dia 4 de julho e, ao lado do prefeito Luciano Ducci (PSB), assistirá as semifinais (6 e 7 de julho) e a grande final (11 de julho). A Fifa convidou todos os prefeitos das cidades que serão subsedes da Copa de 2014 no Brasil.

Em ritmo de Copa
A partir do dia 14 de junho, as sessões da Câmara Municipal de Curitiba passam a ser realizadas pela manhã. No dia 15, a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo da África do Sul às 15h30.

Parabólica
A primeira-dama Regina Pessuti participa, hoje, às 14h, do plantio de 60 araucárias, com 1,5 metro cada, nos Arredores do Palácio das Araucárias – sede do Governo – em Curitiba. A ação representa o início das atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente, que vão até 7 de junho em todo o Estado.

Em alta
A portaria 1.249, publicada ontem  no Diário Oficial da União, proíbe que as empresas do País exijam teste de HIV, de forma direta ou indireta, em exames médicos admissionais, demissionais, avaliações periódicas ou em decorrência de mudanças de função do trabalhador.

Em baixa
O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o PT e a candidata do partido à Presidência da República, Dilma Rousseff. O órgão contesta as propagandas eleitorais petistas exibidas nacionalmente nos dias 6, 8 e 11 de maio.