Deu xabu
Ao contrário do que tanto o comando estadual do PT quanto o Palácio Iguaçu tentaram passar, a decisão do presidente estadual do partido, deputado federal André Vargas, de não assumir a Secretaria do Trabalho, não foi nada pacífica. Vargas exigia poder para nomear todos os principais assessores, e vetou a permanência de Emerson Nerone na diretoria geral da Pasta.
Linha cruzada
Em um telefonema na tarde de quarta-feira, o governador Roberto Requião (PMDB) informou que que manteria Nerone no cargo de qualquer forma. Vargas reagiu com imprompérios e os dois discutiram rispidamente. O resultado foi que o petista preferiu mesmo assumir o cargo na Câmara Federal a se submeter à vontade do peemedebista de manter um desafeto sob seu comando.
Ciumeira
Causou ciumeira entre os colegas peemedebistas a posse de Rafael Greca, ontem, na Cohapar. Ninguém foi tão paparicado e nem teve direito a destaque na agência de notícias do governo. Para os descontentes, “Greca está se achando”.
Lideranças
Já no dia da posse da Assembléia, foram anunciados os nomes de alguns líderes de bancadas. O deputado Fábio Camargo será o líder da bancada do PTB, Marcelo Rangel da bancada do PPS e Duílio Genari comandará os deputados do PP. Os demais partidos devem anunciar até o próximo dia 15 suas lideranças.
No forno
Se depender do deputado Nereu Moura (PMDB), Luiz Claúdio Romanelli (PMDB) será o líder do governo na Assembléia. “Esta definição ainda deve levar alguns dias. Acredito que o Romanelli seja o mais indicado para a função”
Arquivo
O deputado Jocelito Canto (PTB) foi o único a ser vaiado no momento do juramento constitucional. Canto responde a processo e pode ser cassado, sob a acusação de improbidade administrativa na época em que era prefeito de Ponta Grossa. “Se meu recurso cair e eu for cassado, cai todo Paraná”, ameaçou Jocelito. Jocelito também aproveitou a presença do procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo na solenidade de posse dos deputados para atacar o Ministério Público, por tê-lo denunciado pela improbidade administrativa. Disfarçando, o procurador do MP fingiu que nem era com ele.
Oposição
Nas contas do deputado Valdir Rossoni (PSDB), a bancada de oposição deve contar aproximadamente com 20 parlamentares. “Posso garantir que continuo na oposição, mas não na liderança. Temos um intervalo de 15 dias para definirmos a bancada e o líder da oposição. Essa decisão deve ser através do consenso”.
Desafeto
O governador Roberto Requião (PMDB) sentou-se na mesa Executiva da Assembléia e não economizou nos aplausos a cada deputado que fazia o juramento constitucional, como manda o cerimonial Apenas um parlamentar não foi “digno” dos aplausos de Requião. Trata-se do deputado Valdir Rossoni (PSDB) líder da bancada de oposição ao governo na Assembléia Legislativa. Rossoni gostou.
Guaratubanda
Figurinha carimbada da Guaratubanda, o novo presidente da Assembléia, deputado Nelson Justus (PFL) garante que este ano não vai participar da festança. “Esse carnaval vou aproveitar para descansar”.
Em alta
O deputado paranaense GUSTAVO FRUET não venceu a disputa pela presidência da Câmara Federal , mas contribuiu e muito para a discussão sobre ética no legislativo. O comentário é que ele se firma como uma das principais lideranças de oposição na Casa.
Em baixa
A Syngenta Seeds conseguiu na Justiça liminar suspendendo os efeitos de decreto do governador Roberto Requião que desapropriou a sua estação de pesquisa em Santa Tereza D´Oeste, no interior do Paraná. A governo deve recorrer.