Pelo andar da carruagem, o caso do mensalão não deve ser julgado tão cedo pelo Supremo Tribunal Federal — se é que algum dia terá conclusão de fato. Na sexta-feira, o ex-tesoureiro do PTB nacional, Emerson Palmieri — que, em princípio, seria o primeiro dos paranaenses denunciado por participação no caso a depor na Justiça — não apareceu para dar sua versão.


Impunidade
A Justiça alegou que não conseguiu intimar o ex-dirigente petebista. E afirma que agora a questão volta ao STF. Como ao todo são 40 os denunciados pelo esquema, a demora para tomar os depoimentos favorece a impunidade, pois daqui a pouco as acusações prescrevem e fica tudo por isso mesmo.


Eminência
Menos conhecido que os ex-deputados José Janene (PP), e José Borba (ex-PMDB), também apontados como destinatários dos milhões do valerioduto e os próximos a serem ouvidos pela Justiça, Palmieri é uma espécie de “eminência parda” do mensalão. Como tesoureiro do PTB nacional, ele teria manipulado mais de R$ 21 milhões do esquema. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Palmieri teria ficado encarregado de fazer a ponte com o Banco Rural e o empresário Marcos Valério na  “captação” do dinheiro que depois era repassado pela direção nacional do partido aos parlamentares da legenda no Congresso.


De ex-BBB a humorista
O deputado Ney Leprevost, da executiva estadual do PP, acredita que o partido tem condições de eleger no mínimo cinco vereadores em Curitiba nas eleições de 2008. Além de Aldemir Manfron, Ângelo Batista e Elias Vidal, que já integram a bancada progressista na Câmara da capital, destacam-se na chapa os empresários Goi Melo e Fabrício Macedo; o humorista Miau Carraro; a ex-Big Brother Marcela Queiroz (Mama); o administrador regional Juliano Borghetti; o líder comunitário Carneiro; a apresentadora Laís Mann; o repórter esportivo Paulo Mosimann, o Foguetinho; e o Pastor Josué, da Assembléia de Deus.


Ex-goleiro
O ex-goleiro Raul Plasmann, o empresário Alexandre Leprevost e a ex-deputada Arlete Caramês também filiaram-se ao PP, mas ainda não decidiram se irão disputar as eleições de 2008.


Blogueiro
Com novo blog, o promotor do Ministério Público de Ponta Grossa, Fuad Faraj, aproveita pra dar uma alfinetada em Riquelme e Requião. “Só serei Promotor-Geral de Justiça se a maioria de meus companheiros de armas do Ministério Público assim o desejar. Portanto, não aceitarei a nomeação do Governador caso não figure como o mais votado da lista tríplice”. Confira mais em: fuadfarajmp.blogspot.com.


Estimação
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), pediu providências ao Ibama, à Secretaria do Estado do Meio Ambiente e ao Ministério Público contra o abandono de animais de estimação em Curitiba. Segundo ele, a Sociedade Protetora dos Animais relata que o número de cães e gatos abandonados triplicou neste início de ano, levando a entidade a enfrentar muita dificuldade em atender a todos. O vereador lembra que, por lei, quem pratica o abandono de animais comete crime ambiental, sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além da aplicação de multa. O problema é que a lei raramente é cumprida, muito menos as punições previstas.


Em alta
A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) lançou um portal de internet sobre trânsito, transporte coletivo e equipamentos públicos, com todas as informações e serviços daUrbs. O endereço é www.urbs. curitiba.pr.gov.br.


Em baixa
Uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar as relações de ONGs e Oscips com o Poder Público deve ser uma das primeiras atividades da Assembléia Legislativa neste ano. A proposta, feita pelo deputado Fabio Camargo (PTB), já foi aprovada.