O inferno astral de Rafael Greca está longe do fim. O Tribunal de Contas começa a devassa na Cohapar na área de funcionários terceirizados e servidores “contratados com supersalários”. O Tribunal protocolou o requerimento de 02/10/2008, pedindo informações das remunerações de todos os funcionários (servidores ou não), com seus respectivos salários. É que vários funcionários mantém salários acima dos diplomas legais, sejam eles Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho. A investigação também inclui diárias suspeitas.
Périplo tucano
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, cumpre extensa agenda a partir de hoje em apoio aos candidatos da legenda que disputam o segundo turno das eleições municipais. O roteiro do senador tucano inicia por Londrina, onde Luiz Carlos Hauly concorre à prefeitura do município. Às 11h30, Sérgio Guerra participa de reunião com o candidato e lideranças do PSDB. Logo depois, às 13h30, os tucanos, junto com apoiadores da candidatura, participam de caminhada pelo centro da cidade, ao lado de Hauly. Ainda hoje, Sérgio Guerra segue para Ponta Grossa, também no Paraná, para juntar-se ao candidato do PSDB Pedro Wosgrau, que concorre à reeleição como prefeito do município e está na disputa do segundo turno. O encontro com Wosgrau está marcado para as 16 horas. Na seqüência será realizada uma passeata em apoio ao tucano.
Orçamento
A Assembléia Legislativa começa a discutir, nesta semana, a proposta de Orçamento do Estado para 2009. A presidente da Comissão de Orçamento, deputada Bete Pavin (PMDB), dever abrir prazo para a apresentação de emendas ao projeto original do governo, que prevê uma receita bruta estimada em aproximadamente R$ 23,6 bilhões, o que representa um aumento de 18% em relação a 2008. No ano passado, cada deputado pôde apresentar emendas no valor total de R$ 2 milhões e até dez indicações de emendas ao conteúdo programático.
Manual
Antes que os deputados possam apresentar suas sugestões, técnicos da comissão estão preparando uma compilação dos principais dados e números para elaborar uma espécie de manual, para auxiliar os parlamentares na elaboração das emendas. A expectativa é que a proposta seja discutida pelos deputados até meados de novembro, indo a votação no plenário até o início de dezembro.
Silêncio
Em tempo: nenhum candidato a prefeito ou vereador apontado nas chamadas listas de “fichas sujas” aproveitou o espaço concedido pelo IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa) para expor as razões contra a exposição de seu nome.Ou o site do instituto — mantido por notáveis criminalistas — ainda é desconhecido pelos candidatos ou eles optaram por não colocar mais lenha na fogueira.
Na pauta
O vereador Paulo Frote (PSDB) adiantou que nesta semana deverão ser votados na Câmara Municipal dois projetos de lei em defesa da vida: prevêem a instituição do Dia Municipal do Nascituro e a Semana em Defesa da Vida. O parlamentar, que é membro da frente contra o aborto, considera este um crime de desrespeito à vida.
Direitos humanos
O deputado Tadeu Veneri (PT) foi indicado delegado à 11ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que será realizada em Brasília, entre 15 e 18 de dezembro. Veneri irá representar a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. O Paraná irá enviar 45 delegados à Conferência Nacional. No grupo, trinta serão representantes da sociedade civil e quinze foram indicados pelo Poder Público.
Em alta
A Prefeitura de Curitiba começou a analisar 297 projetos inscritos no mês passado na Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Uma equipe técnica da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer está avaliando as propostas de 278 atletas e 19 federações.
Em baixa
A Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares e Pensionistas do Paraná (Amai) promete brigar pelo aumento prometido aos policiais militares na eleição de 2006. O governo Requião vai ter que melhorar as propostas.