Os caciques do PSDB do Paraná – capitaneados pelos deputados Valdir Rossoni e Affonso Camargo – estão preparando reunião para o próximo dia 11. Na ocasião será definida a data mais adequada para anúncio oficial da candidatura do prefeito Beto Richa ao governo. Especula-se que não passa do início de fevereiro. Em tempo. Tudo conta com o aval da executiva nacional para que nada seja questionado depois.
Pausa
O prefeito Beto Richa (PSDB) bem que queria descansar nesta época de festas. Hospedado em hotel em Foz do Iguaçu, deu ontem uma passadinha em Cascavel para dar entrevistas e dar uma volta pelo centro da cidade.
Twitteiro
Definitivamente, o governador Roberto Requião(PMDB) se apaixonou pela tecnologia e principalmente pelo Twitter. Fica o dia inteiro twitando, seja informações sobre o governo ou opiniões sobre os mais diversos assuntos. Alguns assessores não gostaram da “independência” . Temem que o governador seja mal-interpretado.
Esqueceram de mim
A Executiva estadual do PRB divulgou nota contestando o resultado da sondagem Paraná Pesquisa sobre a disputa por cadeiras no Senado, que não incluiu o pré-candidato do partido, o vereador Pastor Valdemir Soares. Pelos números divulgados, Roberto Requião (PMDB) tem 49,4% da preferência, Gleisi Hoffmann (PT) 28,2%, Gustavo Fruet (PSDB) 21,7% e Ricardo Barros (PP) 20,1%.
Planejamento
O diretor-geral da Secretaria da Fazenda deve ser anunciado como substituto de Ênio Verri no comando da Secretaria de Estado do Planejamento. Verri se afasta do cargo no Executivo esta semana para assumir a presidência do PT/PR e retomar a cadeira na Assembleia. O suplente Professor Lemos (PT) dança.
Dúvida cruel
Outros integrantes do governo do Estado ainda avaliam suas possíveis candidaturas. O mais indeciso é o secretário de Estado de Segurança Pública, Luis Fernando Delazari (PMDB), que cogita disputar uma cadeira no Congresso Nacional.
Projovem
Londrina e Maringá foram contemplados pelo Ministério do Trabalho com R$ 3,1 milhões, cada um, para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem para 2010. O anunciou foi feito ontem pelo deputado federal André Vargas (PT). Segundo ele, também estão aguardando a liberação para o início de 2010, Mandirituba e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Qualificação
Nas duas cidades, serão beneficiados 4 mil jovens na modalidade Projovem Trabalhador, o antigo Juventude Cidadã, que abrange a faixa de 18 a 29 anos, que receberão bolsa auxílio de R$ 100,00 para concluir ou que já tenham finalizado o ensino fundamental ou médio e receberem qualificação profissional. O objetivo é atender jovens que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo.
Supercreche
Já o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou em novembro e dezembro recursos para a construção de unidades educacionais em quatro cidades do Estado: Altônia, Guaíra, Imbituva e Nova Esperança. Segundo o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), que negociou a liberação, a “supercreche”, como é chamada a unidade, obedece a um padrão arquitetônico e funcional projetado pelo FNDE, atendendo às diversas utilidades possíveis no atendimento a alunos e deverá ser utilizada por até 120 crianças de zero a seis anos de idade.
Futurismo
Segundo as previsões do tarólogo Chik Jeitoso, com a ajuda dos Orixás e das Lâminas Sagradas, o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) vai continuar na prefeitura administrando a cidade até o final do mandato. O bruxo prevê que o seu afastamento para disputar o Governo do Estado poderá acarretar em traição, pois o atual vice-prefeito Luciano Ducci (PSB) tende a fechar as portas do Palácio Municipal e trocar todo o secretariado de Richa para aliar-se ao presidente Lula. O senador Alvaro Dias, de acordo com Jeitoso, será o próximo governador do Paraná. E o Brasil terá José Serra (PSDB) como presidente. Já para a Câmara dos Deputados, Jeitoso diz que haverá uma renovação em torno de 77%, por ser o ano da renovação e Xangô irá influenciar muito. Na Assembléia Legislativa, de acordo com suas previsões, a renovação não passará de 50%.
Parabólica
O ano de 2010 deve começar com mudanças nos documentos dos brasileiros. O Instituto Nacional de Identificação (INI), órgão ligado à Polícia Federal, espera que nos próximos dias, antes do fim do ano, seja publicado o decreto para implementação do novo Registro de Identidade Civil (RIC). O documento vai reunir os números de todos os documentos de registro dos cidadãos, como CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação e Título de Eleitor – além do Registro Geral. Com a publicação do decreto, a expectativa é de que o cadastro para a emissão das novas carteiras de identidade comece em janeiro.
Os vereadores Tico Kuzma (PSB) e Julião Sobota (PSC) alertam os consumidores de fogos de artifício dos riscos à saúde que o descuido no uso e na compra de produtos de má qualidade podem causar. Os parlamentares informam que apenas 28 estabelecimentos comerciais estão autorizados a vender esses materiais em Curitiba, tendo as suas instalações e qualidade de armazenamento fiscalizadas pela prefeitura de Curitiba, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Explosivos.
Kuzma e Julião solicitaram esses dados à administração municipal logo após o acidente ocorrido em Santo André (SP), no final de mês de setembro, quando 1,5 mil quilos de fogos de artifício armazenados de forma irregular ocasionaram uma explosão que matou duas pessoas e destruiu quatro casas. A população pode ajudar na fiscalização da atividade por meio do telefone 156, denunciando lojas e pessoas físicas que não apresentem as condições adequadas para a comercialização dos fogos de artifício
Em alta
O Governo do Paraná depositou ontem os salários dos 263 mil servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas, da administração direta e autárquica do Poder Executivo. Até a zero horade hoje os salários estarão disponíveis para saque nas contas de todos os servidores.
Em baixa
Diante de uma nova suspensão dos serviços de médicos plantonistas a urgências e emergências em hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) de Londrina, a Prefeitura e o governo fizeram uma proposta “tampão” aos profissionais na tarde de hoje. É segunda vez que os médicos param em pouco mais de um mês.