Depois de muita polêmica, os Diários Oficiais da Assembleia Legislativa estarão finalmente disponíveis na internet hoje. Pelo menos é o que promete a direção da Casa. Os diários on-line serão divulgados sempre que houver uma publicação de lei, de licitação, de atas de plenário e de qualquer outra atividade de uma divisão administrativa da Casa. A publicação poderá ser acessada em um link chamado Diários da Assembleia contido no site da Casa, que tem o endereço eletrônico www.alep.pr.gov.br O primeiro diário eletrônico trará a lista completa dos servidores efetivos e comissionados da Assembleia. Além do nome do servidor, será divulgado a lotação, simbologia, número do ato de nomeação e as datas da nomeação e da publicação do diário.

Orçamento
 No site do Legislativo foi disponibilizado no link “orçamento” um demonstrativo de receita com especificações de despesas, conforme determina a Lei 131. Essa nova legislação estipula que estejam disponíveis na internet as informações sobre receitas e despesas. A regulamentação determina que para as despesas seja informado o valor, o número do processo, a fonte dos recursos que financiaram o gasto, beneficiário e dados sobre a licitação realizada, quando houver. Sobre as receitas, a regulamentação diz que os sites devem conter todas as verbas recebidas. A regulamentação estipula ainda que os sistemas tenham mecanismos que “possibilitem a integridade e confiabilidade”.

Plano C
O PT paranaense já prepara um plano C, diante dos entraves que as negociações de uma aliança com Osmar Dias (PDT) e Orlando Pessuti (PMDB) enfrentam. Para os petistas, Osmar parece cada vez mais próximo do palanque tucano. E o PMDB de Pessuti só aceita aliança caso ela inclua também a chapa proporcional para candidatos a deputado estadual e federal. Só que uma aliança dessas é praticamente inviável, já que dizimaria as bancadas do PT no Estado, diante da superioridade de votos dos candidatos peemedebistas. Resta então ao partido a solução final: lançar um candidato próprio ao governo, mesmo que sem qualquer chance na disputa. Ao menos para ter um palanque para Dilma Roussef no Paraná. Será?

Metralhadora
Enquanto o PT não define palanques no PAraná, pelo Twitter, o  deputado federal André Vargas (PT) mira nos tucanos, os únicos inimigos confirmados para outubro. Ele ironizou o ex-colega, que anda apagado no PSDB. O Flávio Arns era tucano e pulava a cerca votando com o PT.Veio pro PT e nos traia votando com o PSDB.Saiu do PT,voltou pro PSDB.

Convenção e Copa
O PSDB marcou a convenção estadual para o dia de abertura da Copa do Mundo, dia 11 de junho, quando também haverá jogos. Proposital ou engano?

Ducci na África
O prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) vai assistir as semifinais e a final da Copa do Mundo da África do Sul. Foi convidado como todos os prefeitos de cidades que sediarão a Copa em 2014.

Registro
A Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná promove amanhã, a partir das 14 horas,  uma reunião com representantes de todos os Partidos Políticos do Estado para tratar de assuntos relativos ao registro dos candidatos ao pleito deste ano.

Programa eleitoral
O PPS terá inserções de seu programa estadual no rádio e na televisão nos próximos dias. Na TV, será veiculado nos dias 28 e 31 de maio e 02 e 04 de junho entre as 19 e 22 horas. Serão 10 inserções por dia de 30 segundos. Dezoito lideranças vão representar o partido.  A cidade de Curitiba será representada pelo presidente do PPS no Paraná, Rubens Bueno, o tarólogo Chik Jeitoso, a vereadora Renata Bueno, Vicente Muniz, psicólogo Dionísio Banazsewski e Ângela Donha, do PPS Mulher.

Pedágio
O governador Orlando Pessuti disse que até a hoje estarão concluídos os estudos realizados pelo secretario dos Transportes, Mario Stamm, e pelo Procurador Geral do Estado, Marcos Berberi, sobre as estradas e as Concessionárias de Pedágio que atuam no Paraná. Segundo ele, munido de todas as informações jurídicas e técnicas será possível iniciar as conversações com objetivo de reduzir as tarifas de pedágio no Estado.

Impressão digital
Enquanto o Congresso debate a possibilidade de incluir uma foto 3×4 ao título de eleitor, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) coloca em prática, desde 2008, uma alternativa para deixar as eleições mais seguras: a identificação por impressão digital. Neste ano, cerca de 1 milhão de eleitores de 65 municípios já devem ser identificados pela digital na urna antes de votar. A ideia é que todo o eleitorado possa fazer isso em até dez anos.  “Esperamos que pelo menos 40% dos eleitores já votem identificados pela digital em 2014”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino.

Diploma
Tornar obrigatória a exigência do diploma de curso superior em jornalismo em concursos e a nomeação de profissionais da área para cargos comissionados, no âmbito da administração pública municipal. Esse é o objetivo de projeto de lei apresentado na Câmara de Curitiba pelo vereador Francisco Garcez (PSDB).
    
Parabólica

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovaram proposta de fiscalização de natureza operacional nos órgãos envolvidos na prevenção do uso de drogas e na repressão ao tráfico. O objetivo é verificar a interação entre instituições e agentes responsáveis pela área, e a eficiência e a eficácia das providências .

Em alta
 O Porto de Paranaguá registrou no último mês a movimentação de 584 mil toneladas de fertilizantes: a maior quantidade de importação para o mês de abril em oito anos. Com isso, chega a quase 2 milhões de toneladas o total deste tipo de carga recebido no terminal  no primeiro quadrimestre.

Em baixa
A 4ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) julgou mais dois casos envolvendo pedido de indenização por danos morais devido a doenças decorrentes do tabagismo. Nos dois processos, a fabricante de cigarros Souza Cruz ficou isenta da responsabilidade pela doença  dos fumantes.